Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-02-2009

SECÇÃO: Informação

Freguesia de Mondim de Basto
Reviver a tradição da Matança do Porco

Reviver tradições e proporcionar momentos de convívio entre os visitantes e a comunidade de Mondim de Basto com a matança do porco.
A freguesia de Mondim de Basto irá realizar no dia 8 de Fevereiro, uma matança do porco, como forma de reviver das tradições desta terra integrada no seu plano de actividades. Este evento proporcionará um recuo no tempo para recordar o dia de festa e azáfama, sempre que havia a matança do porco.
Nesta 3ª EDIÇÃO, manter-se-á novamente o programa habitual com um passeio pedestre passando por locais de interesse da freguesia. Haverá uma pausa numa localidade rural aonde será servido o mata-bicho (figos secos, aguardente, vinho do porto, bolos e café).
Desde tempos imemoriais que muitas famílias rurais criam porcos para consumo familiar. A dureza dos tempos assim obrigava para garantir a sobrevivência de famílias durante todo o ano.
Ao longo de muitos séculos, a prática foi-se enraizando de forma acentuada nas famílias portuguesas, que actualmente a carne de porco propriamente dito, fazem parte da identidade nacional.
Esta prática – matar o porco de forma tradicional, para alimentação familiar – vai muito mais além do simples acto de matar um animal para consumo caseiro, uma vez que deste acontecimento, a família e amigos reúnem-se num espírito de entreajuda e de festa na matança do porco, significa sempre o sentar a volta da mesa, num puro convívio social.
A Freguesia de Mondim de Basto convida todos a participar neste grandioso convívio.

O Executivo

P R O G R A M A

09h00 – Ponto de encontro (Sede da Freguesia)
09h30 – Início da caminhada
10h00 – Lanche no lugar de Carrazedo
(figos secos – aguardente – vinho do porto – bolos e café)
10h30 – Reinício da caminhada
13h00 – Chegada ao Parque de Campismo
13h30 – Almoço (Porco no espeto)
15h00 – Animação musical e jogos tradicionais
20h00 – Fim do convívio

Valor da inscrição: 5 orelhas de porco
Informação:
Freguesia de Mondim de Basto
– 255 382 741ou freguesia@jf-mondimdebasto.pt
Parque de Campismo – 255 381 650

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.