Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-02-2009

SECÇÃO: Concelho em acção

Refojos

foto
Zona Envolvente ao Cemitério em obras

Tendo em vista a qualificação dos espaços urbanos de Cabeceiras de Basto e consequentemente o embelezamento e o ordenamento do território, a Câmara Municipal tem em curso as obras de beneficiação da zona envolvente ao Cemitério de Refojos, nas imediações do Centro Hípico e do Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, neste concelho.
Trata-se de uma intervenção que incide na infraestruturação ao nível da drenagem de águas pluviais, águas residuais, iluminação pública, pavimentação, estacionamento e criação de espaços verdes, convertendo este local num lugar mais aprazível e funcional.
foto
Uma intervenção, que representa um investimento na ordem dos 202.957 euros, capaz de contribuir para o desafogo ambiental adequado ao equilibrio urbano-social, com funcionalidade para servir de zona verde, de recreio e valorizadora da perspectiva estética e do paisagismo, necessária para a coerência e harmonia territorial, que contribui também para melhorar a imagem do concelho e consequentemente, a qualidade de vida dos residentes.
Requalificar uma zona verde do concelho

Realizado em conformidade com o Plano Director Municipal em vigor, o arranjo urbanístico em curso, vai certamente dotar o concelho de mais espaços verdes e aprazíveis, capazes de contribuir também para a promoção, valorização e animação turística deste concelho com natural apetência para o eco-turismo.
foto
De referir que os arranjos em curso, representam uma nova etapa nesta zona localizada no perímetro da vila, outrora desaproveitada e degradada que com a construção de equipamentos e infra-estruturas, nomeadamente, do Centro Hípico e do Centro de Educação Ambiental, ganhou uma nova dinâmica e apresenta-se hoje, como um dos locais mais procurados do concelho, seja pelos Cabeceirenses, seja pelos milhares de visitantes que durante o ano ali se deslocam para ocupar de forma salutar os seus tempos de lazer.
Por sua vez, a reformulação dos arruamentos envolventes ao Cemitério Municipal de Refojos, contribui também para melhorar a acessibilidade a esta necrópole, onde passam a estar definidos os locais de estacionamento, as zonas pedonais e de estar, garantindo desta forma, mais qualidade no acesso aos serviços colectivos territoriais.
Em suma, esta qualificação territorial tem por base melhorar as infra-estruturas de utilização colectiva, através da criação e construção de equipamentos de suporte às principais funções públicas e de apoio ao desenvolvimento.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.