Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-01-2009

SECÇÃO: Opinião

Ano ímpar
Festa das «Papas» no Samão

Mais um ano ímpar – 2009 - dia 20 de Janeiro, e celebra-se a Tradicional Festa das «Papas» no lugar do Samão.
Em honra do Mártir S. Sebastião, “Que nos livre, da fome, peste e guerra….”
Esta festa, celebra-se, ano sim ano não no lugar do Samão. Porque nos anos par, realiza-se no lugar de Gondiães, na mesma Freguesia. A festa, é em honra do Mártir S. Sebastião, mas as tradições são diferentes.
No Samão, nos anos ímpar como já foi dito, a tradição é a seguinte: há missa cantada e sermão na Igreja Paroquial do lugar, caso esteja mau tempo. Segue-se a Procissão, até à casa do santo, ali os alimentos - pão, carne de porco, vinho e papas - são benzidos pelo pároco. Os alimentos são depois levados em três carros de bois para o campo, chamado campo das «Papas» ou campo de S. Sebastião. Ninguém se lembra do início desta festividade prometida pelos nossos antepassados a S. Sebastião.
Uma festa religiosa, que se realiza neste lugar que dista sensivelmente a 25 Km da Sede de Concelho – Cabeceiras de Basto. Um lugar que tem boas estradas e onde se pode visitar a Igreja Paroquial que tem por padroeira Nª Sª dos Remédios, local onde anualmente se realiza a 8 de Setembro, uma importante romaria.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.