Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-01-2009

SECÇÃO: Informação

Livros de José da Costa Oliveira apresentados em Abadim

A Escola de Abadim tornou-se pequena para receber o numeroso público que ali se deslocou no passado dia 28 de Dezembro, para assistir ao lançamento das obras de José da Costa Oliveira.

O Presidente da Câmara enalteceu a iniciativa da Junta de Abadim pela apresentação das obras naquela freguesia
O Presidente da Câmara enalteceu a iniciativa da Junta de Abadim pela apresentação das obras naquela freguesia
Uma iniciativa inédita na localidade, que na ocasião o Presidente da Junta de Freguesia, Alexandre Lopes, disse ter acolhido com apreço, já que se tratar da apresentação pública de duas obras, em cuja páginas são referenciadas passagens alusivas à freguesia de Abadim e à sua gente.
«Crónicas de Basto e do Mundo» e «Nariz do Mundo», assim se intitulam os livros, que na ocasião foram apresentados pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, natural daquela terra localizada no sopé da Serra da Cabreira.
Uma iniciativa que o autarca enalteceu e que considerou de suma importância, já que reflecte os usos e costumes de um povo que urge transmitir às gerações vindouras.
O edil leu de forma entusiasta alguns extractos das publicações, registando o agrado do público presente.
O autor autografou vários exemplares
O autor autografou vários exemplares
Na oportunidade o autor, José da Costa Oliveira, que na sua meninice, viveu em diferentes locais da freguesia de Abadim, manifestou a sua satisfação por regressar à escola que o acolheu na 4ª classe, 52 anos depois, partilhando com o público presente, familiares e amigos, algumas recordações.
Nas suas obras, o autor, José da Costa Oliveira, um exemplo de tenacidade, revela na primeira pessoa tempos passados, de grande sacrifício e dificuldades, não esquecendo todos aqueles que directa ou indirecta marcaram o seu percurso. De referir que este economista subiu a pulso na vida, tendo concluído a sua licenciatura após a sua passagem pela tropa. Um caminho árduo que foi desbravando ao longo dos anos e que orgulhosamente partilha com os seus leitores.
Finda a cerimónia propriamente dita, José da Costa Oliveira autografou alguns exemplares adquiridos pelos seus conterrâneos.
Na ocasião, o autor revelou que tem na forja uma outra publicação que em tempo apresentará aos Cabeceirenses.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.