Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-01-2009

SECÇÃO: Informação

Deputados vão à escola com o «Parlamento Jovem»
Isabel Coutinho aborda temática de «Alimentação e Saúde»

Os deputados do Partido Socialista à Assembleia da República eleitos pelo círculo de Braga participaram no dia 12 de Janeiro, em várias iniciativas realizadas no distrito, no âmbito do programa «Parlamento Jovem».

Dezenas de estudantes  participaram na palestra
Dezenas de estudantes participaram na palestra
Os deputados percorreram diversas escolas, distribuindo-se pelos diferentes estabelecimentos de ensino.
Em Cabeceiras de Basto, a visita da Deputada Isabel Coutinho, à EB2,3 de Refojos, mobilizou dezenas de alunos nesta «jornada parlamentar» que tinha como tema «Alimentação e Saúde». No entanto, a deputada optou por incidir a sua comunicação no funcionamento deste órgão e o papel dos deputados.
Uma sessão de esclarecimento que reuniu dezenas de jovens que foram «desafiados» a encabeçar candidaturas e neste âmbito prestando informações sobre temas como «Alcoolismo na adolescência», «implementação do tema Obesidade» e «introdução do Cartão com Banda Magnética».
A plateia mostrou-se interessada neste desafio eparticipando e interagindo com os elementos da mesa a quem levantaram questões pertinentes, fomentando a troca de ideias e um debate salutar.
Na sessão foram ainda aflorados temas como a importância de votar, nomeadamente ao nível das camadas jovens; como chegar a deputado; entre outras questões, que despertaram o interesse dos jovens. Durante a jornada foi igualmente abordado o tema do encontro, a propósito do qual a deputada frisou a necessidade de praticar hábitos alimentares saudáveis, comendo com moderação e racionalidade. Neste âmbito chamou ainda a atenção para diversas doenças resultantes de uma má alimentação, como são a anorexia, a bolimia, a obesidade, entre outras.

Cabeceiras de Basto concorre ao
«Parlamento Jovem»

O Projecto «Parlamento Jovem» é uma iniciativa, que tem como principal objectivo a formação de valores de responsabilidade e de participação na vida activa da comunidade, contribuindo para a formação de cidadãos autónomos, participativos, solidários e civicamente responsáveis. A EB 2,3 de Refojos concorreu e foi aceite. Neste âmbito, vai desenvolver um conjunto de acções sob a responsabilidade das professoras Élia Vilas e Fátima Pacheco, que culminarão com a eleição de uma das três listas, constituidas por oito elementos, que durante uma semana vão defender as suas ideias e submeter-se a votos. Finda a «campanha» que decorrerá até ao dia 16 de Janeiro, realizar-se-á o acto eleitoral, no dia 20 do corrente.
Ainda no âmbito deste projecto, para o dia 22 de Janeiro, está agendada uma sessão escolar. Ultrapassada esta etapa a lista vencedora vai representar a escola a nível distriral. Caso seja bem sucedida a equipa vencedora habilita-se a ir ao Parlamento, em Liboa, representando a sua terra e o seu distrito.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.