Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-01-2009

SECÇÃO: Informação

Cantadores de Janeiras reunem-se a 18 de Janeiro

Dezenas de grupos em representação de outras tantas colectividades, sobem ao palco do pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, no próximo dia 18 de Janeiro, tendo em vista participar no Encontro/Concurso de Cantadores de Janeiras de Cabeceiras de Basto.
Uma iniciativa promovida anualmente pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com o apoio da empresa Emunibasto e que este ano está agendada para 18 de Janeiro de 2009.
Segundo apuramos, este evento concelhio, mobiliza de ano para ano um crescente número de grupos provenientes das dezassete freguesias do concelho, que aqui se deslocam para apresentar ao público, as “relíquias” musicais e etnográficas que guardam nos respectivos baús.
O numeroso público que anualmente ali se desloca expressa igualmente apreço por esta iniciativa municipal, que ao longo da jornada, apresenta trajes e entoa cânticos outrora usuais nesta antiga tradição das terras de Basto.
O Concurso de Cantadores de Janeiras, tem início pelas 14h30m, naquele recinto. A entrada é livre para todos os que ali se desloquem para viver uma tarde de confraternização e de enriquecimento cultural, já que em palco estarão espelhados os usos e os costumes de outrora, assim como as roupagens e as melodias que entoavam nas noites frias de Janeiro, neste concelho do Baixo Minho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.