Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-01-2009

SECÇÃO: Informação

AS NOTÍCIAS NO ECOS DE BASTO AO LONGO DE 2008
Retrospectiva dos acontecimentos que fizeram notícia no nosso jornal ao longo do ano 2008

Janeiro

1. Autarcas socialistas de Cabeceiras de Basto reuniram em Encontro que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Dr. Eduardo Cabrita, que serviu para fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido nos últimos anos pelas autarquias. Neste Encontro foi apresentada, pelo deputado nacional Dr. António Ramos Preto, a proposta da nova Lei Eleitoral para os Órgãos das Autarquias Locais, que não viria a ser aprovada na Assembleia da República por quebra de acordo por parte dos social-democratas. Foi ainda debatida a transferência de Novas Competências para as Autarquias Locais.

2. Miguel Teixeira afirmou em Tribunal que «o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto e o Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, Dr. China Pereira, são pessoas idóneas e sérias e que na sua acção pessoal e profissional agem na prossecução do interesse público e nunca se serviram dos seus cargos para qualquer benefício pessoal». Esta declaração surgiu no âmbito de um acordo judicial celebrado na presença do Juiz da Comarca, na sequência de um processo movido pelos dois presidentes contra Miguel Teixeira por declarações falsas e atentatórias dos seus bons nomes que aquele publicou no jornal “O Basto”.

3. A ADIB venceu o XII Concurso de Cantares das Janeiras organizado pela autarquia Cabeceirense.

Fevereiro

foto
1. Arrancaram as obras de construção do Palácio da Justiça de Cabeceiras de Basto. Uma obra há muito ansiada e por muitos “descrentes” dada como perdida, foi finalmente iniciada no dia 4 de Fevereiro esperando-se a sua conclusão nos primeiros meses de 2009. Este novo equipamento público vai nascer em terrenos cedidos pela autarquia na Quinta do Mosteiro.

2. Nasceu em Cabeceiras de Basto a Universidade Sénior UNISA “Pólo de Basto”. Com o objectivo de criar e dinamizar actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, esta nova resposta social dirige-se aos cidadãos com mais de cinquenta anos que pretendam adquirir e partilhar conhecimentos e vivências em regime não formal, sem fins de certificação, mas de verdadeira ocupação salutar dos tempos livres.

Março

1. O Governo Civil de Braga procedeu à entrega de telemóveis a idosos de Cabeceiras de Basto no âmbito da Iniciativa Segurança na Idade Maior. Com esta iniciativa que beneficiou 65 idosos pretende-se combater o isolamento e a dependência da população mais idosa, possibilitando o alargamento e reforço dos contactos e amizades destes cidadãos.

2. A Piscina Municipal no Arco de Baúlhe recebe cada vez mais utentes. Inaugurada no final de Novembro de 2006, esta Piscina aquecida, verdadeiro espaço de aprendizagem e prática de natação tem demonstrado, logo nos primeiros meses de funcionamento, que foi uma boa aposta da autarquia.

foto
3. A Mútua de Basto celebrou 20 anos ao serviço das Terras de Basto e das suas gentes. Ao comemorar o vigésimo aniversário a Mútua de Basto Norte vê aprovada a criação de um Centro Novas Oportunidades que visa o Reconhecimento, Validação e Certificação das Competências adquiridas ao longo da vida, por todos aqueles que não concluíram os diferentes ciclos de ensino enquanto jovens estudantes.

Abril

1. Marques Mendes considera «Joaquim Barreto pessoa séria, idónea e respeitável», acrescentando «jamais pretendeu ofendê-lo, ou sequer atingir a sua honra e consideração pessoais». Esta declaração feita em Tribunal surgiu na sequência de um acordo judicial que pôs termo a um processo movido pelo autarca cabeceirense ao ex-líder do PSD, por declarações que Joaquim Barreto considerou ofensivas, proferidas por Marques Mendes, em Cabeceiras de Basto.

Maio
foto

1. A Biblioteca Municipal recebe o nome de um ilustre Cabeceirense, autarca e homem da comunicação. Foi uma justa homenagem ao Dr. António Teixeira de Carvalho, falecido em Dezembro de 2006, no Arco de Baúlhe.

2. A Dra. Maria Barroso e a Dra. Odete Santos estiveram em Cabeceiras de Basto para participar numa Conferência sob o tema “As Mulheres, o Estado Novo e a Revolução” integrada nas Comemorações do 25 de Abril.

3. O Museu das Terras de Basto celebrou o seu quarto aniversário com a emissão de um programa radiofónico transmitido pela Rádio Voz de Basto no qual foi feita uma avaliação da actividade deste Museu, por onde já passaram mais de vinte mil visitantes.

Junho

1. Inaugurado o arranjo urbanístico do adro da Igreja de Passos. O lajeado em cubos de granito, algum mobiliário urbano, gradeamentos e iluminação conferiram àquele espaço maior dignidade muito apreciada pela população de Passos.

2. Vila Nune inaugurou uma Capela Mortuária. A Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal e do Conselho Directivo dos Baldios avançou para a construção deste espaço mortuário integrado na zona envolvente da Igreja Paroquial. Um projecto da responsabilidade do Arq. Miguel Sousa, inaugurado em 13 de Junho com a presença da população local, dos autarcas e muitos convidados.

Julho

1. Refojos de Basto e Rives (França) celebraram protocolo de Geminação em cerimónia que decorreu em Rives, no dia 5 de Junho de 2008, e que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Iniciado há já alguns anos a assinatura deste protocolo vem cimentar as relações entre estas duas localidades, sendo que em Rives se encontram radicados muitos cidadãos naturais de Refojos.

2. O nosso jornal de 7 de Julho dava a notícia do falecimento do Padre Doutor Joaquim Santos, ocorrida no dia 24 de Junho. Cabeceiras de Basto perdia assim um «homem simples, um sacerdote devotado e um compositor genial que muito honrou, honra e honrará Cabeceiras de Basto e as suas gentes». Assim se podia ler numa nota divulgada pela Câmara Municipal.
3. Inaugurada no Museu das Terras de Basto a Exposição “O Tempo e a Moda: Trajes Festivos em Cabeceiras de Basto – Séc. XIX e XX” que estará patente ao público até Junho de 2009.

Agosto
foto

1. Lançadas as primeiras pedras de vários equipamentos sociais a construir em Cabeceiras de Basto, no âmbito do Programa de Alargamento de Equipamentos Sociais que o Governo implementou. A ADIB, as Fundação A. J. Gomes da Cunha e o Centro Social de Cavez são três IPSS’s que avançam com estes equipamentos, para além da ARCA que está já a construir o Lar de Idosos do Arco de Baúlhe. Para o efeito esteve em Cabeceiras o Ministro do Trabalho e da Solidariedade, Dr. Vieira da Silva.

foto
2. Militares de Força de Intervenção estiveram em Cabeceiras de Basto na semana de aprontamento antes de partirem em missão para o Kosovo. Cerca de 290 militares da Brigada MIKE, instalados na EB 2,3 de Cabeceiras de Basto e no Centro Hípico, trouxeram à Vila e ao Concelho uma agitação inusitada. Na despedida os militares elogiaram a forma como foram recebidos nesta terra de Basto.

Setembro

1. Inaugurada no dia 29 de Agosto, uma nova sala de reuniões e Gabinete da Direcção no Quartel dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros.
foto

2. O Centro Escolar de Refojos começou a ser construído na Vila de Cabeceiras de Basto. Trata-se de um novo equipamento escolar que vai custar cerca de três milhões de euros e que terá 4 salas para o ensino pré-escolar e 18 salas para o 1º ciclo. Prevê-se que o ano lectivo 2009/2010 vá já arrancar neste novo Centro Escolar.

Outubro

1. As Festas de S. Miguel atraíram milhares e milhares de pessoas. A Vila de Cabeceiras de Basto apesar de cada vez maior viu o trânsito caótico em vários dias, tal era a afluência de forasteiros. No dia 29 de Setembro Cabeceiras de Basto chegou até ao fim do mundo, através da RTP que transmitiu, em directo, no programa “Portugal no Coração”, diversos momentos e actividades das Festas.

Novembro

1. Joaquim Barreto foi eleito novamente Presidente da Federação de Braga do Partido Socialista. Vai assim iniciar o seu quarto mandato à frente dos socialistas.

2. O Major Francisco Basto e Augusto João Teixeira retractam-se em Tribunal afirmando que Joaquim Barreto não cometeu qualquer ilegalidade. Estas declarações surgem no âmbito de um processo judicial movido pelo autarca cabeceirense contra aqueles dois cidadãos a propósito de afirmações incorrectas e inverídicas que proferiram, relativas a licenciamento de uma casa e utilização de uma viatura.

Dezembro

1. Foram entregues os prémios relativos ao III Concurso Literário – Conto Infanto-Juvenil promovido pela autarquia Cabeceirense, através da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho. Naturais do Porto, Beja e Águeda os três primeiros classificados respectivamente estiveram presentes em cerimónia realizada para o efeito e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal.
foto

2. Inaugurado o Núcleo Museológico do Baixo Tâmega. Trata-se de um espaço museológico de arte sacra, no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, que vem pôr à disposição do público um valiosíssimo espólio de pintura e escultura.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.