Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-01-2009

SECÇÃO: Informação

CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT DE ENTRE DOURO E MINHO

Rádio Voz de Basto e Jornal Ecos de Basto integraram a comitiva
Sob o patrocínio da Comissão Europeia em Portugal, o Centro de Informação EUROP DIREC de Entre Douro e Minho, com sede em Braga, proporcionou no passado mês de Dezembro uma visita de três dias à Sede da União Europeia, em Bruxelas, a uma delegação de 25 membros. A comitiva, liderada pelo coordenador do Centro, Eng. Abraão Veloso, era constituída na sua maioria por jornalistas, professores e técnicos ligados à comunicação social, em representação de empresas, associações instituições ou escolas da área geográfica de entre Douro e Minho, que se evidenciaram na divulgação das actividades daquele Centro e nos objectivos e valores da cidadania na União Europeia, de que destacamos, os jornais “Correio do Minho”, o “Diário do Minho”, Jornal “Alto Minho” as rádios Antena Minho, Ondas do Lima e Santiago e as Escolas Superior Agrária de Ponte de Lima e Secundárias de Arouca e Póvoa de Varzim, bem como dois leitores/ouvintes, vencedores dos concursos promovidos pela jornal “Correio do Minho e pela “Rádio Antena Minho, de Braga”. A nível local, foram contemplados a Rádio Voz de Basto e o Jornal Ecos de Basto, representados por Manuel Ribeiro e José Lopes, respectivamente.

foto
Esta viagem, cujo primeiro objectivo visava dar a conhecer o modo de funcionamento da Comissão Europeia, não se limitou a um simples passeio. O segundo dia, foi integralmente preenchido com um vasto programa de conferências sobre questões temáticas actuais, abordadas por especialistas da Comissão Europeia, em áreas diversificadas tão importantes como, as Alterações Climáticas e as Energias Renováveis, a Segurança Alimentar e o novos processos de Certificação dos Produtos de Qualidade e Pistas de Reflexão sobre o Futuro da Europa e do Mundo, temas estes que mereceram a atenção e o agrado de toda a comitiva.
De permeio, houve oportunidade para conhecer “in loco” e em visita guiada o coração da Europa, a grandeza do edifício Sede da União Europeia e algumas das suas delegações que se dispersam por 72 edifícios, onde trabalham cerca de 20.000 pessoas entre as quais 1.200 são portuguesas. Apesar do frio, houve ainda tempo para, individualmente ou em grupos, visitar outros locais de interesse de Bruxelas, alguns dos seus belos monumentos e zonas de interesse histórico, cultural e político, de que se destacam Grand Place, alguns dos seus museus e, particularmente, o INfo-Point, local onde é fornecida gratuitamente todo o tipo de informação acerca da Comissão. Uma referência final para a gastronomia local, pouco acessível às bolsas lusas, mas de grande qualidade, a exemplo das “mulles frites” e da especiaria do “chocolate” que se espelha em todas as montras nas suas múltiplas variedades; para não falar no bacalhau, bem português, com sabor a Europa…

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.