Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 22-12-2008

SECÇÃO: Cultura

Em Cavez

foto
Francisco Pereira (O Benfica) apresenta “Crónicas do meu retiro”

No próximo dia 27 de Dezembro, na freguesia de Cavez, será apresentado o livro “Crónicas do meu retiro” de Francisco Pereira, mais conhecido por “ O Benfica”. O livro, resultante de um conjunto de textos que foi escrevendo ao longo dos anos e que foram sendo publicados no Boletim Informativo de Cavez e no jornal Ecos de Basto, aborda tradições, pessoas, lugares, acontecimentos e especificidades das Terras de Basto.
Como diz António Magalhães, no prefácio desta monografia,”É importante distinguir esta obra como importante contributo para a história local de Cabeceiras. A vida das comunidades tem muito a apreender com a sua memória.”
O livro será lançado no próximo dia 27 de Dezembro, pelas 11h 00, no Centro Comunitário de Cavez.
Escritor autodidacta, Francisco Pereira, “O Benfica”, nasceu a 17 de Abril de 1928 em Pedraça. Mas com apenas três anos de idade foi viver para o lugar da Malga, na freguesia de Cavez. Foi por volta dos 13 anos, pouco depois de ter saído da escola, quando voltou para a Carrapata, por morte da avó com quem vivia, que começou a gostar de ler, gosto que mantém e cultiva até hoje.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.