Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 22-12-2008

SECÇÃO: Cultura

Arca apresenta «Esta Alma Lusitana»

Registando enorme sucesso aquando da sua apresentação no Arco de Baúlhe, no âmbito dos Encontros de Teatro, iniciativa que a Câmara Municipal de Cabeceiras promoveu em finais de Novembro, o Grupo de Teatro Amador da ARCA, a GATA, subiu ao palco do Auditório Municipal Ilidio dos Santos, no dia 19 de Dezembro, para mais um espectáculo teatral.
A peça «Esta Alma Lusitana» coreografada pelo Ginásio Companhia Atlética, relata a história de um encontro inesperado em palco entre Camões e o Zé-Povinho, permitindo que os mesmos assistam a episódios da vida quotidiana e que contraponham os seus pontos de vista tão diferentes, que vão do idealismo romântico até ao pragmatismo inevitável mas cruel. “Será que Camões consegue superar o seu desalento perante as novas realidades? Existirão ainda musas que lhe possam reavivar a chama da esperança e da poesia? E conseguirá o Zé-Povinho já rendido ao viver tipicamente lusitano, convencer o poeta que a essência da alma lusitana por aí anda?”, são algumas das questões formuladas em torno da qual gira esta peça teatral, que captou a atenção do numeroso público que ali se deslocou.
O encenação desta peça teatral, revela-se por isso, como mais um contributo da ARCA para a divulgação e a dinamização da arte de representar no concelho, envolvendo as camadas mais jovens e nelas incutindo o gosto pelo teatro e fomentando a ocupação salutar dos tempos livres, proporcionando em simultâneo, serões de grande animação cénica.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.