Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 22-12-2008

SECÇÃO: Informação

Reinstalação do Conselho Municipal da Juventude

No passado dia 06 de Dezembro, pelas 18 horas, reuniu na Casa Municipal da Cultura o Conselho Municipal da Juventude com o objectivo de proceder à sua reinstalação. Criado em 2002, este órgão vê agora a sua acção reforçada, tendo como principais objectivos conhecer melhor as aspirações e anseios dos jovens para melhor corresponder ao que esta camada da população espera ver concretizada na política municipal.
Na ocasião, o Presidente da autarquia, Eng.º Joaquim Barreto, referiu-se ao acto de reinstalação do Conselho Municipal da Juventude como um acto simples, mas muito significativo, salientando o papel que este conselho assume na formulação de sugestões à Câmara Municipal, pois só assim consegue a autarquia dar as melhores respostas e ir ao encontro dos jovens e das suas preocupações. Referiu ainda que são vários os conselhos municipais já instalados, nomeadamente da Educação e da Acção Social, cada um deles com uma função específica e de muita importância.
O Conselho Municipal da Juventude, ainda nas palavras do Presidente da Câmara, deve ser interventivo, sugerir iniciativas, sendo várias as áreas em que este órgão pode intervir, como sejam as crianças, os idosos, a acção social, o voluntariado, a saúde e o associativismo. O conhecimento das reais e principais necessidades das pessoas, a proximidade e a solidariedade são parte da solução para uma resposta mais rápida e eficaz. A intervenção pública, comunitária e até política pode começar desde cedo, deixando então o Presidente da autarquia o desafio aos jovens elementos deste órgão reinstalado para que dêem ideias, concretizem projectos, estando a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto disponível para os acolher
O Conselho Municipal da Juventude é constituído por um Representante da Câmara Municipal, por três representantes de três associações juvenis (Adib, Bucos Viva e Associação Juvenil de S. Nicolau), por três representantes de Associações de carácter juvenil (Desportivo do Arco de Baúlhe, Contacto e Guias de Portugal) e, ainda por um representante de cada freguesia do concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.