Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 22-12-2008

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Autarquia apoia colectividades

O executivo municipal decidiu atribuir apoios financeiros a várias colectividades locais tendo em vista a prossecução das actividades previstas em Plano. Assim, foi atribuiído um apoio de 6.270.02 Euros à PROBASTO, destinado à implementação de projectos do vector 2 de cooperação; ao Grupo Desportivo de Cavez, que recebeu um montante de 3.750,00 Euros, no âmbito das modalidades desportivas que tem em curso; bem como, à Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Remédios, em Arco de Baúlhe, a quem foi atribuído um apoio logístico no valor de 630,00 euros.
Nesta reunião, a Câmara agradeceu ainda a oferta de equipamento efectuada pelo Governo Civil de Braga, destinado à Escola Fixa de Trânsito, no âmbito do projecto em curso «Estrada com Vida». Foram igualmente ratificados os protocolos de colaboração estabelecidos com os Centros Novas Oportunidades dinamizados pelo Agrupamento de Escolas de Refojos de Basto e Mútua de Basto/Norte, bem como, com a Akribeia – Associação para o Desenvolvimento, que dinamiza o Pólo de Basto da Universidade Sénior, neste concelho.
O executivo municipal aprovou também a proposta final do Plano Director Municipal de Cabeceiras de Basto que se encontra conforme as disposições legais e regulamentares vigentes, compatíveis com os instrumentos de gestão territorial aplicáveis na área deste Município, documento que segundo apurámos, recebeu igualmente o aval da Assembleia Municipal. O executivo autorizou ainda a aquisição de um prédio localizado no lugar do Souto Maior, na freguesia da Faia, neste concelho, pelo valor de 174.579,26 Euros, aumentando desta forma o seu património e viabilizando outros investimentos.

Apoios prosseguem

Na última reunião, realizada no dia 18 de Dezembro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu prosseguir com a atribuição de apoios financeiros às associações locais, seja de cariz desportivo, cultural, recreativo, entre outros.
Neste âmbito, a Associação Bucos Viva recebeu um apoio financeiro global no valor de 13.500,00 Euros. Trata-se de uma verba que se destina a ajudar a custear as despesas inerentes à construção das bancadas do Polidesportivo, obra levada a cabo naquela freguesia localizada no sopé da Serra da Cabreira. Uma beneficiação que proporciona aos habitantes da freguesia, sobretudo às camadas mais jovens, melhores condições para a ocupação dos tempos livres. Esta verba destina-se também a apoiar as despesas decorrentes da Festa Popular realizada em Agosto último, envolvendo a população numa jornada onde tiveram lugar, jogos tradicionais, folclore, chegas de bois, actividades desportivas entre outras.
Também a Associação Recreativa, Desportiva, Cultural e Social «Os Amigos da Faia», receberam a quantia de 500,00 Euros tendo em vista ajudar a custear as despesas com a realização da Festa de Fim de Ano que vão promover na freguesia. A mesma importância recebeu a Associação Cultural e Recreativa D. N. Álvares Pereira, de Pedraça, para fazer face a algumas das despesas inerentes aos eventos realizados durante o ano de 2008.
O Arco Rotações Clube, recebeu igualmente um apoio de 300,00 euros destinado à realização do passeio turístico todo o terreno em motas, que esta agremiação concelhia promoveu no concelho, e no qual participarm centenas de pessoas de Cabeceiras de Basto e de outros pontos do Norte de Portugal.
O Centro Social de Cabeceiras de Basto recebeu a verba de 106,00 Euros, contribuindo assim para ajudar nas despesas com as obras em curso referentes ao melhoramento de espaços daquela instituição concelhia.
Nesta reunião, ao Centro Cultural, Social e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, foi atribuida a importância de 4.000,00 Euros, destinado a apoiar as despesas com a realização da festa anual de Natal dos trabalhadores do Município, a realizar amanhã, dia 19 de Dezembro, a partir das 19h30m, no salão multiusos do mercado municipal. Uma jornada que além do jantar convívio, inclui ainda um programa de animação e a oferta de prendas aos filhos dos funcionários.

Autarquia regista agradecimentos

A Câmara registou também, o agradecimento enviado pelo Dr. José António Ferreira, pelo acolhimento que recebeu aquando do lançamento do seu livro na Casa Municipal da Cultura, em Novembro último.
O executivo, teve ainda conhecimento da missiva, na qual enviada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, ao Presidente da edilidade, referente à celebração do 15º aniversário da sua eleição à Câmara Municipal.
Nesta reunião, foi igualmente ratificada a indicação da Drª Fátima Oliveira, como representante do Município Cabeceirense, no Conselho Municipal de Juventude, reinstalado no passado dia 6 de Dezembro.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.