Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 01-12-2008

SECÇÃO: Informação

«Proteja o seu pinhal» Campanha Nacional de Sensibilização já começou

O Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas, a Autoridade Florestal Nacional com o apoio do IFAP – Fundo Florestal Permanente e das Organizações de Produtores Florestais, está a dinamizar uma campanha nacional de sensibilização contra a doença dos pinheiros – o nemátodo. Trata-se de um verme miscrocópico do grupo das lombrigas que ataca preferencialmente os pinheiros e outras árvores resinosas. É transmitido por um insecto-vector, limitado ao seu período de voo que decorre de Abril a Outubro.
Os sintomas surgem com o amarelecimento e murchidão das agulhas, a diminuição da produção de resina, a manutenção das agulhas mortas e a existência de ramos secos mais quebradiços que o habitual levando à secura total da copa.
Para combater a doença, é necessário detectar e remover os pinheiros mortos ou com sintomas de declíneo, preferencialmente no período que vai de Novembro a Março de cada ano. É necessário também eliminar todos os sobrantes da exploração florestal e constrolar a população do insecto-voador durante o período de voo (Abril – Outubro) por meio de armadilhas.
A remoção das árvores e seus sobrantes compete aos proprietários e constitui uma obrigação legal.
De referir que esta doença leva sempre à morte das árvores, mas não se transmite de árvore a árvore, necessita do insceto – vector.
Para mais informações, os produtores devem consultar a sua organização florestal ou o gabinete técnico do seu município. Podem ainda consultar a Autoridade Florestal Nacional ou o Ministério da Agricultura. Informe-se e preserve a floresta.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.