Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 01-12-2008

SECÇÃO: Destaque

BASTO SOLIDÁRIO DESTACA ÁREAS DA SAÚDE E DO APOIO SOCIAL

Na reunião de Câmara, o executivo municipal decidiu também aprovar o Plano de Actividades e Orçamento da Empresa Basto Solidário – Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, E.M., S.A. previsto para o ano de 2009.
Trata-se de uma estrutura criada recentemente, com o objectivo de garantir a prestação de serviços de interesse geral e a promoção do acesso dos cidadãos a bens e serviços essenciais, designadamente o apoio social e cuidados de saúde, no âmbito das atribuições e competências fixadas aos municípios.

Actividades promovidas pela Basto Solidário
Actividades promovidas pela Basto Solidário
Nos documentos aprovados, é manifesto o plano de acção da Basto Solidário, que incide na continuação dos apoios prestados às famílias carenciadas pelo Município no âmbito da habitação social; em estabelecer uma estreita articulação com a Comissão Local de Protecção de Crianças e Jovens, através da dinamização de um gabinete de apoio à família, do atendimento/apoio psicossocial, do atendimento/aconselhamento jurídico, do diagnóstico de situações de risco, da orientação escolar e profissional e da articulação com diferentes entidades tendo em vista a promoção de medidas de apoio a crianças, jovens e respectivas famílias.
Previstas estão também, outras competências e objectivos tais como o apoio à terceira idade, a dinamização dos Espaços de Convívio e Lazer (ECL), a promoção de inciativas sócio-culturais de âmbito concelhio, entre outras.
A Basto Solidário propõe-se intervir de acordo com dois eixos fundamentais. São, promover um trabalho social assente numa estratégia de desenvolvimento e coesão social e implementar e expandir medidas de promoção de cuidados primários de saúde.

foto
Investir no bem estar social

A empresa municipal Basto Solidário que apresenta um orçamento de 259.350 mil Euros, tem ainda previsto, ao longo de 2009, a realização de várias actividades com destaque para a Festa da Saúde e da Solidariedade, os convívios e passeios de idosos, a comemoração de diversas efemérides e a Festa de Natal.
Estas são as linhas mestras de recém criada empresa municipal que tem como objectivos promover o acesso da generalidade dos cidadãos a bens e serviços essenciais nas áreas social e da saúde; conceber e desenvolver projectos em domínios específicos de vulnerabilidade social; promover a gestão de equipamentos colectivos e a prestação de serviços de saúde; criar estruturas e prestar serviços de apoio a idosos, crianças ou cidadãos desfavorecidos; bem como promover a saúde pública; prevenir e combater a toxicodependência; promover os investimentos necessários à consolidação e desenvolvimento da sua actividade. Tem ainda como objectivo, assegurar cuidados de saúde continuados e apoio domiciliário.
Em suma, a gestão desta Empresa Municipal para Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde em articulação com os objectivos prosseguidos pelo Município de Cabeceiras de Basto na área da saúde e do apoio social, visa a satisfação das necessidades de interesse geral, promovendo o desenvolvimento local através de um investimento transversal e abrangente assente numa política activa de combate aos fenómenos de exclusão social, de promoção da plena cidadania dos munícipes, assegurando ainda a sua viabilidade económica e respectivo equilíbrio financeiro.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.