Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 01-12-2008

SECÇÃO: Informação

Escola Tecnológica de Lameiros transforma-se em Pólo de Formação do IEFP

No âmbito da sua deslocação a Cabeceiras de Basto, no dia 21 de Novembro, o Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Dr. Fernando Medina anunciou a criação do pólo de formação profissional de Cabeceiras de Basto, que passará a funcionar na Escola Tecnológica de Lameiros, neste concelho.

Este equipamento acolhe desde a sua abertura várias acções de formação
Este equipamento acolhe desde a sua abertura várias acções de formação
Trata-se de uma aspiração antiga que o Município vê agora concretizada, ao passar a dispor de um pólo de formação profissional autónomo, do Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP. Recorde-se que na Escola Tecnológica de Lameiros, equipada e vocacionada para a valorização dos recursos humanos, funcionavam até aqui, acções de formação ao abrigo de protocolos pontuais estabelecidos com os Centros de Formação de Braga e de Chaves, capazes de promover a qualificação, tendo em vista uma adequada integração no mercado de trabalho.
Uma vez constituído, este Pólo passará assim, a ter como missão «a realização de acções de formação e outros serviços orientados para a satisfação das necessidades de qualificação dos recursos humanos da região das Terras de Basto e do próprio concelho de Cabeceiras de Basto», como pode ler-se em despacho assinado por aquele membro do Governo. Esta nova estutura depende assim, de uma confluência de interesses e vontades em dotar a região de uma estrutura que permita aumentar e/ou melhorar a qualificação da população, no âmbito da qual a Câmara Municipal cedeu a título gracioso, a utilização das instalações e do equipamento existente na Escola Tecnológica de Lameiros, cabendo ao IEFP assumir as necessárias despezas de funcionamento.

Uma aposta na valorização e qualificação dos recursos humanos

Escola Tecnológica de Lameiros
Escola Tecnológica de Lameiros
Este anúncio decorreu no âmbito da cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração estabelecidos entre o CNO da Mútua de Basto e cerca de 35 empresas da região, a que se associaram também outras organizações locais, como Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Agrupamentos de Escolas de Refojos e Arco de Baúlhe, Centro Sociais e as Câmaras Municipais de Mondim e de Cabeceiras de Basto. Uma parceria na qual ficou manifesto o interesse em valorizar os recursos humanos e incrementar a formação escolar e/ou profissional da população.
O Secretário de Estado e do Emprego e da Formação Profissional, presidiu também à entrega de certificados às cerca de 30 pessoas que concluiram o 9º ano de escolaridade através do programa de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência, enaltecendo o esforço e a determinação pelo regresso à escola tendo em vista adquirir conhecimentos e aumentar as suas habilitações académicas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.