Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 01-12-2008

SECÇÃO: Informação

“Do Imaginário/Sonho à Realidade”
Pintura em Tela de Maria José Machado de Castro

De 22 de Novembro a 8 de Dezembro, está parente na sede da Junta de Freguesia de Mondim de Basto, uma exposição de pintura de Maria José Machado de Castro, com 17 quadros, sob o título, “Do Imaginário/Sonho à Realidade”.
Segundo esta artista Mondinense, “... a arte é o que nos suscita ao mesmo tempo sensações, sentimentos e ideias agradáveis que nos levam a sonhar e nos propõem imitar a natureza na sua maior perfeição. Neste contexto, está inserido o desenho e a pintura. Por isso, pintar é para mim, a forma de transmitir às pessoas tudo aquilo que sinto”
Maria José Pereira de Barros Machado de Castro, nasceu a 8 de Novembro de 1938, em Veade, concelho de Celorico de Basto.
Do Colégio Luso Francês ao Magistério Primário, o gosto pelas artes, em especial pela pintura e desenho, sempre se manifestou, quer pelas visitas que fazia a exposições e museus, quer pelas acções de formação e cursos frequentados.
Aos 25 anos, já os seus quadros eram apreciados e comercializados.
Mas por motivo de saúde, esteve retirada das actividades artísticas por mais de 20 anos.
Felizmente voltou em grande e com extraordinária vontade de continuar a exercer aquilo de que mais gosta.
Por tudo isto, a exposição que tem na sede da Junta de Freguesia, deve ser visitada, porque se trata de um acto de cultura a que ninguém deve ficar alheio.
Os quadros desta "jovem" artista de 70 anos, têm corrido todo o norte do país nas mais diversas localidades.

Por: José Teixeira da Silva

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.