Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-11-2008

SECÇÃO: Cultura

No âmbito do Plano Nacional de Leitura

Os alunos do 1º ano receberam "A Bruxa Mimi no Inverno"
Os alunos do 1º ano receberam "A Bruxa Mimi no Inverno"
Agrupamento de Escolas de Refojos entrega livros

Inserida no âmbito do Plano Nacional de Leitura – uma das 20 medidas anunciadas pelo Governo para o presente ano lectivo – o Agrupamento de Escolas de Refojos, entregou nos dias 3 e 4 de Novembro «Um livro para cada leitor» do primeiro ano das Escolas Básicas de Chacim, Lameiros, Alvite, Gondarém, Cumieira e Outeiro.
Uma iniciativa que tem como objectivo desenvolver competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como, incentivar a criação de hábitos de leitura nos alunos. A oferta de um livro a cada criança para levar para casa, visa ainda, incentivar a leitura em família e desta forma contribuir para aumentar os índices de leitura e consequentemente melhorar o desempenho escolar.
150 livros foram distribuídos no concelho
150 livros foram distribuídos no concelho
Nas cerimónias realizadas marcaram presença o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto e a veredora da Educação, Profª Stela Monteiro, que na ocasião se congratularam com a iniciativa do Governo, que neste concelho permitiu a oferta de 150 livros. Uma iniciativa que vem de encontro a outras medidas de âmbito nacional e local em curso, que visam uma escola a tempo inteiro e consequentemente, espaços educativos mais eficientes. Por outro lado, o desenvolvimento de actividades complementares seja através da Biblioteca Itenerente/ludoteca; das Bibliotecas da Casa Municipal da Cultura em Refojos ou Dr. António Teixeira de Carvalho no Arco de Baúlhe, com a realização de iniciativas permanentes; seja através da promoção de Concursos Literários Infanto-Juvenil; das comemorações do Dia do Livro e da Leitura e do Dia da Poesia; das horas do conto, entre outras, visando, despertar na população em geral e nas crianças e jovens em particular, o gosto pela leitura e pelo saber, criando um ambiente social favorável à leitura, e assim, contribuindo para elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o nosso país a par dos restantes parceiros europeus.
Pais, alunos, professores e autarcas participaram na cerimónia
Pais, alunos, professores e autarcas participaram na cerimónia
Nesta cerimónia presidida pela presidente do Conselho Executivo, Profª Maria do Céu Caridade, estiveram também presentes professores e encarregados de educação. Após a narração da história «A Bruxa Mimi no Inverno», as 139 crianças levaram para casa o livro com a alegria estampada no rosto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.