Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-11-2008

SECÇÃO: Espaço Europeu

Notícias de Mondim

foto
“Dr. Eduardo Teixeira Lopes”

“Medalha de Mérito Municipal,
Atribuída pela Câmara Municipal de Lousada”

“Participação nas 1.ªs. Jornadas de História Local
-O Território, Comunidades e Patrimónios”,
No dia 29 de Novembro de 2 008, em Lousada

O médico escritor e investigador, que procura nas memórias do tempo,
as suas origens e a história da região de Basto!
O Dr. Eduardo Teixeira Lopes, nasceu há 53 anos, na freguesia de Meinêdo do concelho de Lousada, onde aprendeu as primeiras letras e completou o ensino primário.
Apesar de pertencer a uma família abastada, os seus pais foram viver para a cidade de Vila Nova de Gaia, para onde teve que se mudar com armas e bagagens, aí residindo durante 18 anos.
foto
Foi ainda a viver nesta cidade, que entrou para a faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde se licenciou e se tornou médico.
Quis o destino, que o seu primeiro trabalho fosse realizado no Centro de Saúde de Mondim de Basto, aí exercendo a sua actividade como médico à periferia, com grande agrado de toda a população do concelho.
Numa das freguesias do concelho - Atei - conheceu a mulher que o havia de levar ao altar e dar-lhe dois rebentos, que são a alegria da família Teixeira Lopes.
Médico em Mondim e grande apaixonado pela investigação, deu início à procura dos mais recônditos documentos do concelho, escondidos na Torre do Tombo, nas Bibliotecas Públicas do Porto, Braga e Vila Real, onde conseguiu com muito trabalho e muitas noites de insónia, recolher todos os elementos de que precisava para levar por diante as ideias que há muito tinha projectado, escrever a “história do concelho de Mondim de Basto”.
O seu primeiro livro, “ERMÊLO - História há 800 anos, 800 anos em esquecimento”, publicado em 1996, foi um verdadeiro êxito.
Revelou nesta obra, algumas especificidades desta freguesia do concelho de Mondim de Basto, provando ser um autor minucioso, e verdadeiro, nunca desvirtuando as verdades da história.
A sua bibliografia, foi enriquecida com mais duas obras, estas sim, a declarar finalmente o Dr. Teixeira Lopes, como um escritor a ter em conta, nos meandros da escrita de investigação: “ATEI- Memórias até à sua expansão como concelho”, escrito em 1998 e “MONDIM DE BASTO - Memórias Históricas”, escrito no ano 2000.
Entretanto, e com grande mágoa nossa, o Dr. Eduardo Teixeira Lopes, deixa de trabalhar no Centro de Saúde de Mondim de Basto, sendo colocado no Centro de Saúde de Celorico de Basto.
Todavia, continua a projectar o seu destino em Mondim de Basto, onde constrói uma moderna habitação apalaçada e escolhe esta terra para viver.
Em 2 001, recuando às suas origens, escreve “MEINÊDO - Subsídios para uma possível história deste freguesia”.
O seu amor à escrita, é cada vez maior e publica durante o ano de 2004, “Santo Elói em Mondim de Basto”, uma relação dos bens do Mosteiro dos Lóios, nos séculos XVI,XVII e XVIII, neste concelho.
Neste mesmo ano, publica “O Século XVIII nas freguesias do concelho de Celorico de Basto” ”Lousada e as suas freguesias na idade média” e “Acervo documental medieval do Mosteiro de Arouca relativo a Terras de Basto, em 2006.
Já em 2008, trás à luz duas obras para o concelho de Celorico de Basto, onde trabalha: “A Terra de Celorico de Basto na idade média”, “Apontamentos para a sua História”.
Sabemos, que este grande investigador, não para na busca de novas informações que possam contribuir para o conhecimento das nossas origens.
No dia 29 de Novembro, é convidado especial para falar em Lousada, sua terra natal, nas “1.ªs. Jornadas de História Local”.
Até onde vai este homem de letras, que por acaso é médico do Centro de Saúde de Celorico de Basto?
Não sei se é coincidência ou não, mas atrevo-me a lembrar, que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Filipe de Menezes, que há tempos foi o Presidente da Comissão Nacional do PPD/PSD, também esteve a trabalhar como médico no Centro de Saúde de Celorico de Basto.

Por: José Teixeira da Silva

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.