Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-11-2008

SECÇÃO: Espaço Europeu

Comissão Europeia quer reduzir quotas de pesca

A Comissão Europeia apresentou uma proposta para reduzir, em 2009, as quotas de pesca nas águas do mar do Norte. O objectivo é pescar menos e a curto prazo e isto de forma a reconstituir as unidades populacionais de peixes através de planos a longo prazo para as principais espécies, depois da sobreexploração verificada em 2008.

foto
No caso destas unidades populacionais, é aplicada uma abordagem gradual, que consiste em alterar as quotas de 15% ou menos cada ano. Este tipo de abordagem permite assegurar uma certa estabilidade aos pescadores e, ao mesmo tempo, obter pescarias mais sustentáveis de um ponto de vista ecológico.
Esta proposta da Comissão Europeia tem em conta o parecer científico mais recente sobre o estado das unidades populacionais de peixes emitido pelo Conselho Internacional de Exploração do Mar (CIEM), o parecer do Comité Científico, Técnico e Económico da Pesca (CCTEP) da Comissão, assim como as informações comunicadas pelos interessados.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.