Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-11-2008

SECÇÃO: Informação

Cancro do colo do útero
Vacinação já começou

Até ao final do ano, todas as jovens que completem 13 anos em 2008, serão vacinadas contra o virus do papiloma humano (HPV), um dos principais responsáveis pelo cancro do útero.
No dia 27 de Outubro foram dadas, em todo o país, as primeiras vacinas contra o HPV ao abrigo do Plano Nacional de Vacinação.
O primeiro grupo a ser vacinado incluirá as 55 mil jovens do sexo feminino nascidas em 1995. Uma medida que tem um custo aproximado de 10 milhões de euros e conjuntamente com a qual se estão a criar condições para aumentar o rastreio, e desta forma torná-lo mais eficaz em todas as regiões do país.
De referir que o cancro do colo do útero mata, anualmente, mais de 300 mulheres em Portugal. Um número que se pretende diminuir com a inclusão da vacina contra o HPV no Plano Nacional de Vacinação.
Recorde-se que esta foi uma medida anunciada pelo Primeiro Ministro, Engº José Sócrates, em Novembro de 2007, que de imediato disponibilizou 14 milhões de euros para a acção.
De acordo com as recomendações da Comissão Técnica de Vacinação e da Direcção-Geral de Saúde, serão primeiramente vacinadas as raparigas nascidas em 1995, sendo as jovens nascidas em 1996 e 1997 vacinadas nos próximos dois anos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.