Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2008

SECÇÃO: Informação

Freguesia da Faia promove desfolhada tradicional

A freguesia da Faia reviveu no dia 18 de Outubro, uma antiga tradição. Tratou-se da desfolhada tradional que teve lugar naquela localidade ribeirinha do concelho e que agregou autarcas, associações e população em geral. O objectivo consistiu, por um lado, em recordar os usos de outrora, por outro, em dar a conhecer às gerações mais novas os costumes populares utilizados em tempo de colheitas.
A festa, essa prolongou-se noite dentro, com muita animação e nostalgia. Recorde-se que o milho, é um cereal muito utilizado na rotina alimentar dos habitantes desta região, encontrando em Cabeceiras de Basto bolsas de terreno férteis propícias ao seu cultivo e em torno do qual foi desenvolvida uma gastronomia específica, de que se destacam o bolo do tacho, a broa, os milhos, entre outros. O cultivo do milho levou também à construção de edifícios de armazenamento e de transformação, que se vislumbram em vários locais do concelho, tais como espigueiros, moinhos, alpendres, eiras, entre outros.
A desfolhada é por isso, uma prática característica desta zona. Era nas desfolhadas que se juntavam amigos e família, onde se cantava e tocava alegremente, enquanto se realizavam os trabalhos agrícolas. A promoção das desfolhadas tradicionais, tem como prinicpal objectivo viver a tradição das colheitas em espírito comunitário festivo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.