Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2008

SECÇÃO: Espaço Europeu

Leitores de MP3 podem ser prejudiciais

Ouvir música nos leitores de MP3 com o volume elevado durante períodos prolongados pode provocar lesões auditivas permanentes. Um parecer emitido pelo Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Identificados conclui que 5 a 10% desses utilizadores poderão perder a audição se o fizerem, durante pelo menos 5 anos, ao longo de mais de uma hora por dia, todas as semanas e com o volume elevado.
A Comissão Europeia tinha solicitado a este comité científico independente que examinasse o problema, dada a utilização generalizada dos leitores de música pessoais e o aumento súbito do número de jovens expostos. Perante o parecer destes especialistas, a Comissão vai analisar agora com os Estados-membros e as partes interessadas as medidas que podem ser adoptadas para melhor proteger as crianças e os adolescentes.
Para já, os utilizadores destes leitores podem tomar certas precauções como verificar se é possível fixar no seu aparelho um limite máximo para o volume, para o manter mais baixo, ou diminuir manualmente o volume. Por outro lado, deverão ter o cuidado para não utilizar o leitor de música pessoal durante períodos prolongados para protegerem a sua audição.

Números

Na UE estima se que aproximadamente 50 a 100 milhões de pessoas escutem diariamente leitores de música portáteis.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.