Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2008

SECÇÃO: Informação

Idosos de Cabeceiras visitam cidade do Porto

No passado dia 1 de Outubro, Dia Internacional do Idoso e Dia Mundial da Música, um grupo de 190 pessoas, na sua maioria idosos de Cabeceiras de Basto, deslocaram-se à cidade do Porto para visitar vários pontos turísticos naquela localidade nortenha.

Na Sé Catedral
Na Sé Catedral
Segundo informação divulgada, a jornada começou cedo, partindo os autocarros em direcção à Sé Catedral do Porto e ali participando numa eucaristia. Seguiu-se uma visita guiada à Igreja de S. Francisco, único exemplar religioso da arquitectura gótica da cidade, onde foi feita também uma visita ao espaço da Igreja, ao Museu de Arte Sacra e ao Cemitério Catacumbal.
Após um passeio pedestre pela Ribeira do Porto, um dos locais mais antigos e típicos da cidade, os Cabeceirenses fizeram uma paragem em Leça da Palmeira para almoçar.

Idosos cantarolaram nos jardins da Fundação de Serralves

No almoço convívio
No almoço convívio
A jornada prosseguiu da parte da tarde com uma visita guiada à Fundação de Serralves, onde foi possível visitar o Museu de Arte Contemporânea e o Parque desta Fundação. Após uma passagem pela Casa da Música, o grupo efectuou ainda uma visita opcional ao Estádio do Futebol Clube do Porto. O regresso a Cabeceiras de Basto, aconteceu ao final da tarde e nos rostos estava estampada a satisfação de um dia bem passado em confraternização e grande animação, procurando-se desta forma dar vida aos anos.
Segundo informação divulgada, esta iniciativa está inserida no âmbito das actividades sócio-culturais que vêm sendo desenvolvidas por parte da Autarquia Cabeceirense com os utentes dos espaços de convívio e de lazer do concelho, actividades essas, integradas num plano de acção global, solidária, cooperante e humanizada, assente num objectivo geral de combate ao isolamento e à promoção da qualidade de vida.
Na Fundação de Serralves
Na Fundação de Serralves
Este como outros passeios que vêm sendo realizados, pretendem proporcionar momentos de lazer e de confraternização ao sector da população mais idosa, através do conhecimento de «novas terras» e «novas gentes», estimulando uma vida mais activa e ajudando a quebrar o ciclo de solidão, isolamento e rotina que tantas vezes acompanha o quotidiano dos idosos.
A visita foi planeada partindo de objectivos estruturantes definidos com base nas necessidades e interesses dos vários grupos que constituem os nove espaços comunitários existentes no concelho, que diariamente acolhem e promovem actividades diversas em prol do bem estar desta faixa etária da população de Cabeceiras de Basto.
No Estádio do F.C.Porto
No Estádio do F.C.Porto

Na Igreja de S. Francisco
Na Igreja de S. Francisco



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.