Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-09-2008

SECÇÃO: Informação

Município promoveu passeio-convívio à Região do Douro

Nas Caves da Quinta de Vinho do Porto
Nas Caves da Quinta de Vinho do Porto
No passado dia 18 de Setembro, cerca de duas centena de idosos das freguesias de Abadim, Alvite, Arco de Baúlhe, Faia, Outeiro, Painzela, Passos, Pedraça, Refojos de Basto e Vila Nune participaram num passeio-convívio à região do Douro, actividade integrada num plano de acção mais global que a Câmara Municipal tem desenvolvido com os utentes que frequentam os Espaços de Convívio e Lazer do concelho, e que contou com o apoio de Juntas de Freguesia do concelho e da Câmara Municipal de Lamego.
Tratando-se de uma iniciativa solidária e humanizada, assente no objectivo geral de combate ao isolamento e promoção da qualidade de vida, pretendeu proporcionar momentos de lazer e confraternização à população mais idosa, através do conhecimento de “novas terras” e “novas gentes”, estimulando uma vida mais activa e ajudando a quebrar com o ciclo de solidão, isolamento e rotina que tantas vezes acompanha o quotidiano dos idosos.
Em passeio pelo Rio Douro
Em passeio pelo Rio Douro
O itinerário do passeio integrou a passagem em vários locais de interesse histórico, cultural e paisagístico desta região do distrito de Vila Real. Assim, após a chegada ao Peso da Régua, o grupo teve a oportunidade de realizar um passeio de barco no Rio Douro, através do qual se registou in loco as características da paisagem natural desta região demarcada. Após esta viagem, foi tempo de fazer uma paragem numa Quinta de Vinhos do Douro e Porto, para se realizar uma visita à garrafeira, assistir a um filme sobre a região do Douro, a produção e o envelhecimento do vinho do Porto e Douro, visita que terminou com uma prova de vinhos, em “jeito” de brinde.
Em Lamego visitaram o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Em Lamego visitaram o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Do Peso da Régua seguiu-se viagem rumo à cidade de Lamego, para visita ao Santuário da N.ª Sr.ª dos Remédios, tendo o grupo sido recebido por um Pároco, que deu as boas-vindas e fez uma pequena apresentação deste monumento, no qual se destacam as escadarias em nove lances, com 686 degraus, que se encontram sobre patamares e que estão ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos.
Após a visita ao Santuário da N.ª Sr.ª dos Remédios, a viagem continuou até à freguesia de Ferreirim, local escolhido para o almoço, e ao qual se associou o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, que na ocasião saudou os presentes e manifestou a intenção de dar continuidade a estas iniciativas de cariz social, dada a importância das mesmas no combate ao isolamento e na promoção da qualidade de vida da população mais idosa do concelho.
No Mosteiro de Tarouca
No Mosteiro de Tarouca
Durante a tarde realizou-se uma visita guiada ao Mosteiro de S. João de Tarouca, monumento nacional, reconhecidamente um dos mais significativos da arquitectura cisterciense em Portugal. Após esta paragem, o grupo visitou o centro de Lamego, com passagem na Ponte Fortificada de Ucanha, para visita livre à zona histórica da cidade.
E após um dia (em) cheio, os idosos regressaram, trazendo na “bagagem” novas referências de outras “gentes” e outras “culturas” e, sobretudo, momentos de convívio bem passados.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.