Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-09-2008

SECÇÃO: Informação

Mútua de Basto
Centro Novas Oportunidades

Sessão de esclarecimento em Chacim
Sessão de esclarecimento em Chacim
Promove Sessões de Esclarecimento
Com o objectivo de informar e esclarecer a população Cabeceirense sobre o Centro Novas Oportunidades, uma equipa de técnicos da Mútua de Basto tem vindo a desenvolver um conjunto de Sessões de Esclarecimento nas várias freguesias do concelho.
A participação da população tem sido uma mais valia pois a escolarização também passa pela informação. Quem não estiver informado não pode ser certificado. Para que ninguém fique de fora deste projecto de formação, a equipa do Centro Novas Oportunidades, em colaboração com os Presidentes de Junta, tem posto “mãos à obra”, percorrendo várias freguesias do nosso concelho, nomeadamente, Vila Nune, Refojos, com reuniões em Cucana, Chacim, Lameiros e no centro da vila, bem como, Painzela, Abadim e Outeiro.
Sessão de esclarecimento em Vila Nune
Sessão de esclarecimento em Vila Nune
Tendo em conta as elevadas taxas de abandono escolar, assim como os indicadores de uma mão-de-obra intensiva mas desqualificada na região, torna-se fundamental a qualificação dos recursos humanos activos e desempregados. Com o intuito de fazer face à elevada concorrência, ao grau de exigência imposto pelos consumidores e à tendência do crescimento do desemprego local, a Mútua de Basto/Norte criou um Centro Novas Oportunidades.
A equipa de técnicos que tem vindo a desenvolver as referidas sessões teve a oportunidade de contactar de perto com as pessoas, dando uma explicação mais pormenorizada e respondendo mais de perto às dúvidas da população.
Nestas sessões, foi explicado em que consiste o Centro de Novas Oportunidade, seus objectivos e destinatários, bem como o seu funcionamento e vantagens. Este projecto de Formação e de Desenvolvimento funciona como uma porta de entrada para qualquer cidadão completar a sua formação escolar, promovendo a Educação e Formação de Adultos que não tenham completado o 4.º, 6.º, 9.º e 12.ºanos de escolaridade. O objectivo principal do Centro Novas Oportunidades é dar respostas às necessidades individuais, profissionais, formativas e de valorização pessoal. Com o desenvolvimento deste projecto, a Mútua de Basto vai permitir que todos os cidadãos com 18 anos, ou mais, possam obter a certificação escolar, de acordo com as competências adquiridas ao longo das suas vidas (RVCC), ou encaminhando-os para cursos de formação (FORMAÇÃO REMUNERADA).
Para além das mencionadas, outras sessões de esclarecimento vão realizar-se, sempre com o mesmo objectivo, esclarecer a nossa população permitindo, assim, uma nova oportunidade para muitos aumentarem a escolaridade. Como tal, preste atenção… um dia destes podemos estar na sua freguesia!

Por: Elisabete Ribeiro

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.