Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-09-2008

SECÇÃO: Espaço Universitário

Rui Almeida entre os melhores 16 da Europa

A UMinho, após o sucesso da organização do Mundial Universitário de Badminton 2008, participou com uma equipa de 4 atletas no europeu da especialidade que se realizou na Polónia. Rui Almeida foi o atleta minhoto em destaque ao alcançar os oitavos-de-final da prova.
O badminton tem sido nos últimos anos uma das modalidades na qual a aposta da UMinho tem sido maior. Com diversas participações em europeus universitários (Polónia, Alemanha, Rússia), os atletas minhotos partiram mais uma vez com destino à Polónia, onde Rui Silva (LESI) em 2004 alcançou a melhor prestação de sempre para a UMinho num europeu de badminton: 8º lugar.
 

foto
Competição por equipas
 
A UMinho ficou colocada no Grupo A, conjuntamente com as Universidades de Lodz e Munique. Frente a polacos e alemães, os nossos atletas não tiveram argumentos para contrariar a maior mestria dos seus adversários, perdendo por 5-0.
 Afastados da luta pelos lugares cimeiros, os minhotos haveriam de se classificar em 12º lugar da geral (em 14) após mais duas derrotas frente às Universidades de Geneva (Suiça) e Mainz (Alemanha).
 
Competição Individual
 
Na vertente masculina, a fava calhou a João Graça (Eng. Civil). A sorte não quis nada com o minhoto, que teve como opositor na eliminatória, nada mais, nada menos, que o atleta olímpico, e que se viria a sagrar campeão europeu, Przemys?aw Wacha da Universidade de Lodz. Apesar de todo o seu esforço, Graça não teve qualquer hipótese (21-11 e 21-16) face ao talentoso polaco.
 Rui Almeida (Eng. Mecânica) por seu turno conseguiu ultrapassar os seus dois primeiros opositores, tendo alcançado os oitavos-de-final, onde viria a ser eliminado (21-10 e 21-2) pelo atleta germânico da Universidade de Mainz, Alexander Roovers.
 No feminino, as atletas Carla Guimarães (Informática de Gestão) e Ângela Leite (Curso Livre de Galego), há semelhança de João Graça, não conseguiram passar a 1ª eliminatória. Apesar de alguns bons apontamentos, e nas palavras de Carla Guimarães, notou-se “uma clara falta de consistência no jogo”.
 Nos pares mistos, apesar das coisas terem corrido melhor em termos de jogo aos minhotos, não foi suficiente para passarem à fase seguinte. As duplas João Rodrigues /Carla Guimarães e Rui Almeida /Ângela Leite não tiveram hipótese frente aos seus adversários. Defrontando os mesmos da competição por pares da competição por equipas, ficou demonstrado que as outras universidades apostam em jogadores para provas específicas.
 No regresso a Portugal, Carla Guimarães, atleta e monitora da modalidade, fazia um balanço positivo da participação da UMinho neste Europeu. Destacou o empenho colocado em campo por todos os atletas, bem como a mais rápida adaptação, ao contrário do que tinha acontecido no europeu do ano transacto realizado na Rússia.
 O Europeu Universitário de Badminton 2009 irá realizar-se na Suiça.
 
Texto: Nuno Gonçalves
nunog@sas.uminho.pt

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.