Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2008

SECÇÃO: Informação

foto
Mútua de Basto promove Novas Oportunidades

A Associação Mútua de Basto/Norte, dispõe de um Centro de Novas Oportunidades destinado a validar competências e a certificar conhecimentos, conferindo, em simultâneo, a obtenção de um grau académico e a aquisição de mais habilitações.
Destinado a todos os adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações escolares inferiores ao 4º, 6º, 9º e 12º ano, o Centro Novas Oportunidades permite a inscrição em qualquer altura do ano e a certificação de conhecimentos académicos adquiridos na escola, mas também ao longo da vida, seja ao nível das experiências profissionais, sociais e pessoais dos candidatos.
O principal objectivo do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), assim designado, consiste não apenas em ensinar, mas sobretudo em validar e certificar competências adquiridas durante a vida e para o qual conta a experiência de cada pessoa.
foto
Uma vez obtida a certificação, que tem a mesma validade legal que uma certificação obtida através do Ensino Escolar, os participantes ficarão certamente, melhor posicionados profissionalmente, melhor preparados para a procura de emprego, melhor posicionados para progredir na carreira, permitindo-lhes ainda prosseguir os estudos para o nível de escolaridade seguinte, acedendo a formações que exigem o 4º, 6º, 9º e 12º ano e desta forma adquirindo maior valorização pessoal.
Este processo de RVCC tem curta duração e decorre em horários laboral e pós-laboral. As inscrições estão abertas.
É uma medida governamental, apoiada pela União Europeia, que tem como principal objectivo valorizar o potencial humano dos cidadãos, qualificar os portugueses, e assim abrir portas para a competitividade e a qualidade de vida.
Pelas freguesias estão a ser realizadas sessões informativas abertas a todos os cabeceirenses interessados em participar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.