Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2008

SECÇÃO: Informação

CAVEZ ACOLHEU
XIX FESTIVAL FOLCLÓRICO DE BASTO

Rancho Folclórico de Gondim - Peso da Régua
Rancho Folclórico de Gondim - Peso da Régua
O Largo do Souto, centro histórico da vila de Cavez, serviu de cenário para a realização do XIX Festival Folclórico de Basto. Uma iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com o apoio da empresa Emunibasto, da Junta de Freguesia de Cavez e do Grupo Desportivo de Cavez, bem como do INATEL.
O Festival realizou-se no dia 22 de Agosto, a partir das 21.00 horas, altura em que teve início o desfile etnográfico dos grupos participantes, que percorreram as ruas da localidade, desde a Escola EB da Ferreirinha, até ao Largo do Souto.
Rancho Folclórico de S. Nicolau
Rancho Folclórico de S. Nicolau
Em palco estiveram, o Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez e o Rancho Folclórico de S. Nicolau – Cabeceiras de Basto, ambos deste concelho, assim como, a Rusga Típica da Correlhã, de Ponte de Lima e o Rancho Folcórico e Recreativo de Godim, do Peso da Régua, apresentando os seus trajes, as suas músicas e as suas danças tradicionais.
Um verdadeiro espectáculo de folclore e etnografia que atraiu as atenções e surpreedeu o numeroso público presente pelos trajes que desfilaram e pelas modas que entoaram e animadamete dançaram, dando conta da riqueza etnográfica e cultural que o país dispõe. Terras diferentes, distintas formas de viver e de sentir, projectadas na forma como se vestem e como deslizam em cima do tabuado.
Rancho Folclórico de Cavez
Rancho Folclórico de Cavez
Uma bonita sessão de fogo de artifício, encerrou desta forma mais uma edição do Festival de Folclore de Basto, que nos últimos dezanove anos tem contribuído para a divulgação do folclore e da etnografia local, em prol da promoção dos usos e costumes de povos de Norte a Sul de Portugal.
Com esta iniciativa pretende-se, promover os valores culturais e as tradições etnográficas e da música popular destas terras, ao mesmo tempo que se aproveita a presença de muitos emigrantes em férias neste concelho para lhes proporcionar um espectáculo que apreciam e de que gostam.
Rusga Típica da Covilhã - Ponte de Lima
Rusga Típica da Covilhã - Ponte de Lima






© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.