Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2008

SECÇÃO: Informação

Secretário de Estado da Protecção Civil visitou Pista de Aeronaves

O Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros, terminouno dia 29 de Agosto, em Cabeceiras de Basto, a visita ao Distrito de Braga.
Recebido no edifício dos Paços do Concelho, o Governante agradeceu o acolhimento e enalteceu o trabalho e a dinâmica desenvolvida pela Câmara Municipal, entidade que considerou estar atenta às mudanças sociais e, consequentemente à permanente procura de respostas para os problemas emergentes no âmbito da protecção de pessoas e bens. Elogiou ainda, a capacidade do Município em mobilizar a sociedade civil e os diferentes agentes locais para estas questões, onde cada vez mais, todos temos responsabilidades, e nas quais devemos colaborar e trabalhar em articulação, em prol do bem-estar da população.

Explicação do projecto da Pista de Aeronaves
Explicação do projecto da Pista de Aeronaves
Por sua vez o Presidente da edilidade, Eng.º Joaquim Barreto, congratulou-se com a presença deste membro do Governo no concelho, sinal da atenção que dispensa às questões da protecção civil não só nos meios urbanos, onde se desloca muitas vezes em situações de emergência, mas também em locais do interior como Cabeceiras de Basto. Na ocasião o autarca referiu, que se trata de um Município que neste âmbito, tem procurado agir em conformidade com a legislação em vigor: tem um dispositivo montado de protecção civil com os mecanismos necessários para serem accionados em caso de urgência; um plano de emergência civil devidamente elaborado; assim como, espaços físicos próprios. Adiantou ainda, que naquilo que são as preocupações com as questões da protecção civil “temos procurado com as entidades locais, nomeadamente com os Bombeiros, a GNR, bem como, com outros organismos, ter um bom relacionamento tendo em vista dar respostas céleres em situações de risco e de socorro às populações”.
Em Cabeceiras de Basto estão igualmente a ser construidas infra-estruturas que possam responder em situações de emergência e também servir no combate aos incêndios florestais, disse o Presidente da Edilidade, Engº Joaquim Barreto, referindo-se à construção da Pista de Aeronaves localizada na Serra da Cabreira, em Abadim que se pretende também, seja utilizada para fins turísticios e de lazer, prevendo-se ainda a construção de uma pista para cavalos de corrida.
Acrescentou que Cabeceiras de Basto está situado no centro do Norte de Portugal. Apesar de dispor de um clima temperado, está ladeado de várias serras e próximo de algumas barragens, o que confere a esta Pista uma localização estratégica. Trata-se de um projecto antigo que está em construção há vários anos e que conta já com a colaboração de empresários locais, população, Conselho Directivo e Junta de Freguesia de Abadim, serviços florestais, protecção civil e ultimamente com o Regimento de Engenharia nº 3 de Espinho, que actualmente está a realizar trabalhos de terraplanagem, que se prevêem concluídos dentro de dois meses, pondo termo à execução desta Pista de Aeronaves, que tem 900 metros de cumprimento. A terminar o autarca, referiu que para além da pista temos no concelho outras infra-estruturas localizadas na serra, funcionando como apoio às actividade de lazer e de turismo, mas também disponíveis no âmbito da protecção civil e protecção da floresta que encerra múltiplas potencialidades que é necessário valorizar e promover.
A Câmara Municipal dispõe ainda, de um Conselho Municipal de Segurança que reúne com a periodicidade normal, bem como de um gabinete técnico florestal, que funcionam na lógica da prevenção e do envolvimento das entidades ligadas às questões da protecção civil.

O  Secretário de Estado foi recebido nos Paços do Concelho
O Secretário de Estado foi recebido nos Paços do Concelho
Pista de Aeronaves uma infra-estutura com dimensão regional

Finda a recepção na Câmara Municipal seguiu-se a visita às obras em curso da construção da Pista de Aeronaves, local onde foram apresentadas as suas características, os meios humanos e técnicos envolvidos na sua construção, bem como a sua funcionalidade, pelo Sargento Resende que, actualmente comanda a frente de trabalho constituida por 12 homens. Esta Pista de Aeronaves que é ladeada pelas barragens da Venda Nova (20km), do Ermal (12km), de Daivões (a construir – 12km), dos Pisões (28km) e Padroselos (a construir – 17km), encontra-se por isso, numa posição estratégica, permitindo apoiar o combate aos incêndios florestais na região.
Com 50 metros de largura, esta infra-estrutura terá pavimentada uma faixa central (cerca de 15 metros) e integra ainda uma pista de cavalos de corrida, conferindo-lhe também uma função turística e de lazer. Está igualmente disponível para apoiar a Protecção Civil.
A Pista de Aeronaves que faz parte do Plano de Actividade Operacional Civil do Exército, serve ainda para ministrar formação aos militares.
Finda a explanação, a comitiva que incluía também o Governador Civil do Distrito de Braga, o Presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, autarcas, bombeiros, GNR, bem como outras entidades com representação no Conselho Municipal de Segurança, visitaram a área de lazer e barragem da Serra do Oural, outra valência quer serve de apoio ao combate aos incêndios florestais e que dista a poucos metros da Pista de Aeronaves.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.