Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-08-2008

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto celebrou uma década de Geminação com Neuville-Sur-Saône
Cerimónia Presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Uma delegação de autarcas de Neuville-Sur-Saône, visitou Cabeceiras de Basto de 7 a 12 de Agosto último, para participar nas cerimónias evocativas do décimo aniversário de geminação encetado entre as duas localidades em 1997.
A cerimónia festiva, contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, que na ocasião, felicitou os dois Municípios, enaltecendo estes processos de aproximação espontânea que unem os povos e ajudam a solidificar uma Europa cada vez mais social, coesa e forte. Na ocasião, aquele membro do Governo, juntamente com autarcas portugueses e franceses procedeu ao descerramento de uma placa toponímica que a Câmara Municipal decidiu colocar numa praça central desta vila, com o nome de Neuville-sur-Saône.

Um aperto de mão selou 10 anos de amizade
Um aperto de mão selou 10 anos de amizade
Jean-Claude Ollivier, edil de Neuville-Sur-Saône, disse na oportunidade, ser uma honra regressar a Portugal. Pela primeira vez, como presidente daquele Município francês, o autarca felicitou à distância Paul Laffly, ex-presidente da Câmara, que em 1994 iniciou uma construção fraterna, humana e simbólica que se concretizou numa geminação entre estas duas terras separadas por 1500 quilómetros. A partilha de experiências a nível cultural, social, educativo e económico, enriqueceu as duas comunidades, nesta Europa de cidadãos.
Referiu ainda, que durante o tempo que assumiu o cargo de responsável eleito pela vida associativa Jean-Claude Ollivier, descobriu em Neuville-sur-Saône e em Cabeceiras de Basto, muitos portugueses e franceses desejosos de estabelecer ligações fortes e do conhecimento mútuo.
Por fim, felicitou o Município de Cabeceiras pelo seu desenvolvimento, que cada ano que passa é mais visível e manifestou a sua disponibilidade para continuar a partilhar ideias, projectos e iniciativas, dando, desta forma, pequenos passos na construção europeia, que considera ser um fermento de paz, fraternidade, estabilidade e prosperidade.
O Secretário de Estado, a Comitiva Francesa e os autarcas de Cabeceiras e Guimarães e Alfredo Magalhães, pioneiro desta geminação, junto à placa  toponímica de Neuville - Sur - Saône
O Secretário de Estado, a Comitiva Francesa e os autarcas de Cabeceiras e Guimarães e Alfredo Magalhães, pioneiro desta geminação, junto à placa toponímica de Neuville - Sur - Saône




Ao longo da sua permanência neste concelho, a comitiva visitou também as obras de construção da pista de aeronaves, assim como, o posto de fomento cinegético, ambos localizados em Abadim.
Houve ainda tempo para uma reunião de trabalho, que permitiu delinear estratégias e projectos para o futuro, destacando-se a curto prazo a realização de uma visita de técnicos e de um intercâmbio de jovens àquela localidade francesa. Ficou igualmente definido manter a participação de Cabeceiras de Basto na feira anual do primeiro de Maio, importante certame que se realiza naquela região de França. Prevista está também, a presença do Município de Neuville-sur-Saône, na festa das Comunidades e dos Produtos Locais, assim como, na Agro-Basto – Exposição Feira de Actividades Económicas de Basto a realizar no próximo ano em Cabeceiras de Basto.
A comitiva visitou ainda a cidade de Guimarães, onde foram primorosamente recebidos pelo seu presidente, Dr. António Magalhães, natural de Cavez, ficando assim, a conhecer melhor a história de Portugal e do Norte deste país, onde Cabeceiras de Basto está inserido.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.