Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-08-2008

SECÇÃO: Informação

Delegação francesa visitou com interesse infra-estruturas e equipamentos concelhios

No Salão Nobre da Câmara Municipal
No Salão Nobre da Câmara Municipal
A delegação de autarcas de Neuville-Sur-Saône, que visitou Cabeceiras de Basto de 7 a 12 de Agsoto, terminou a sua estada, com a visita a várias obras em construção neste concelho. A comitiva de 9 elementos, que se deslocou ao Município para participar nas cerimónias evocativas do décimo aniversário de geminação encetado com aquela localidade francesa, visitou as obras do Centro de Emprego de Basto, da Variante às EENN 205 e 210, entre o nó da Auto-estrada A7, no Arco de Baúlhe e Lameiros, em Refojos, assim como, a nova zona urbana da vila de Cabeceiras de Basto, verificando in loco os trabalhos em curso do Palácio da Justiça e da Unidade de Internamento do Centro de Saúde. A jornada terminou com a visita às instalações da Mútua de Basto/Norte, uma associação de desenvolvimento rural de âmbito regional, que desenvolve vários projectos de apoio aos agricultores/produtores, seguros, formação, sanidade animal, raças autóctones, entre outros.
Na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho
Na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho
Durante a sua permanência em Cabeceiras de Batso, a comitiva participou também em variadas actividades integradas no programa da Festa das Comunidades e dos Produtos Locais, que este concelho acolheu de 8 a 10 de Agosto último. Assim, além de uma visita à exposição «O tempo e a Moda: Trajes Festivos em Cabeceiras de Basto – Séc. XIX-XX» que se encontra patente ao público no Museu das Terras de Basto, inteirando-se dos usos e costumes deste povo de Basto, a delegação de Neuville-Sur-Saône, liderada por Jean-Claude Ollivier, participou, no dia 9 de Agosto, na cerimónia evocativa de aniversário de geminação entre estas terras que há dez anos resolveram irmanar-se, formalizando desta forma, a vontade das partes em solidificar e fortalecer laços de amizade entre as duas comunidades. A partir de então, foram vários os encontros estabelecidos e as visitas efectuadas, que permitiram partilhar experiências ao nível social, cultural, económico, educativo, entre outras. Neste âmbito, foram ainda realizados vários intercâmbios culturais, juvenis e desportivos, num processo de aproximação entre os povos, face ao contexto da nova realidade Europeia assente num projecto das pessoas e para as pessoas.
Na pista de aviação em Abadim
Na pista de aviação em Abadim

Projectos em curso

De referir ainda, que ao longo da sua permanência neste concelho, a comitiva visitou também as obras de construção da pista de aeronaves, assim como, o posto de fomento cinegético, ambos localizados em Abadim.
Tempo ainda para uma reunião de trabalho, que permitiu delinear estratégias e projectos para o futuro, de onde se destacam, uma visita de técnicos em 2009 e um intercâmbio de jovens no final deste ano àquela localidade francesa. Ficou ainda definido manter a participação de Cabeceiras de Basto na feira anual do primeiro de Maio, importante certame que se realiza naquela região de França. Previsto está também, a presença do Município de Neuville-sur-Saône, na festa das Comunidades e dos Produtos Locais, assim como, na Agro-Basto – Exposição Feira de Actividades Económicas de Basto a realizar no próximo ano em Cabeceiras de Basto.
Na Piscina Municipal do Arco de Baúlhe
Na Piscina Municipal do Arco de Baúlhe













Na Junta de Freguesia de Vila Nune
Na Junta de Freguesia de Vila Nune


No Posto de Fomento Cinegético
No Posto de Fomento Cinegético


Na Casa da Cultura, numa reunião de trabalho
Na Casa da Cultura, numa reunião de trabalho


Na Associação Mútua de Basto
Na Associação Mútua de Basto


No Centro de Emprego  de Basto em construção no Arco de Baúlhe
No Centro de Emprego de Basto em construção no Arco de Baúlhe







© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.