Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-07-2008

SECÇÃO: Informação

Serra da Cabreira foi palco da Festa dos Idosos de Cabeceiras de Basto

Decorreu no dia 27 de Julho, ao longo de todo o dia a Festa dos Idosos de Cabeceiras de Basto. Esta iniciativa da Câmara Municipal que se realiza anualmente, organizada pela Empresa Municipal Basto Solidário, SA, EM e que contou com a colaboração da Emunibasto, EM, e das Juntas de Freguesia, levou até ao Complexo Florestal da Veiga, na freguesia de Bucos, em plena Serra da Cabreira, largas centenas de idosos provenientes de todas as freguesias do concelho.

Padre Borga esteve presente
Padre Borga esteve presente
Recebidos a partir das dez horas, os idosos, foram-se instalando na área de lazer especialmente preparada para o efeito. Tiveram, ainda, oportunidade de apreciar manobras militares que decorriam na zona adjacente. Com efeito, uma Companhia Militar tem estado no concelho de Cabeceiras de Basto, na última semana de aprontamento antes de partir para o Kosovo em mais uma missão militar de paz, no âmbito das iniciativas da ONU para aquele território, entretanto auto-proclamado independente.
Segundo informação divulgada, pelas doze horas foi celebrada uma missa campal, no campo principal daquele Complexo Florestal, pelo Pároco de Bucos e Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Padre Avelino Vilela, contando com a colaboração dos grupos corais daquelas duas paróquias. Depois foi tempo de almoço convívio. Espalhados por uma centena de mesas, os idosos de Cabeceiras de Basto tiveram à mesa um lauto almoço preparado e servido pelo pessoal das empresas municipais e da Câmara Municipal.
A festa foi animada
A festa foi animada
A boa disposição, a alegria e o humor marcaram presença nesta festa convívio que após o almoço continuou com animação musical. Ao palco subiram grupos de idosos dos Espaços de Convívio e Lazer que cantaram, dançaram e contaram algumas anedotas. Acompanhados por alguns tocadores de concertina, acordeão e cavaquinho, as músicas, umas ensaiadas, outras trazidas a palco de improviso, antecederam a chegada do Padre José Luís Borga. Recebido calorosamente pelos presentes que tão bem o conhecem principalmente dos programas de televisão, o Padre Borga cantou e encantou o final da tarde dos idosos. Foram momentos especiais de convívio e ocupação dos tempos livres, no combate ao isolamento e à monotonia a que muitos estão entregues, vivendo desta forma um dia diferente e cheio de alegria.
O convívio reuniu centenas de idosos
O convívio reuniu centenas de idosos
Na ocasião, o Presidente da Câmara saudou os presentes, referindo que esta acção se insere na política social do município que, através da dinamização de iniciativas como esta, pretende contribuir para a auto-estima da população mais idosa, para o fomento do convívio, ocupação de tempos mais livres e combate à solidão.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.