Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-07-2008

SECÇÃO: Recordar é viver

GEMINAÇÃO DE REFOJOS DE BASTO COM A CÂMARA DE RIVES

foto
Um encontro feliz com amigos e conhecidos cabeceirenses

Quando no ano passado pela Páscoa visitei Rives, perto de Grenoble, com o meu marido, filho e neto, nada fazia prever que voltaria lá tão breve. Mas aconteceu.
foto
De quatro a seis de Julho, fui convidada para integrar a comitiva da Câmara Municipal, como representante da Assembleia Municipal, juntamente com Francisco Alves, Presidente da Junta de Freguesia, para a Geminação ou “Jumelage” entre Refojos de Basto e a Câmara de Rives. Fiquei feliz e muito sensibilizada por a Câmara de Cabeceiras de Basto, na pessoa do Presidente, Joaquim Barreto, me ter dado esta oportunidade entre outros colegas da Assembleia, para assistir a tão importante cerimónia naquela que é, talvez, umas das maiores comunidades Portuguesas, em França, o tão falado apartamento 38.
Estas notícias já foram dadas no jornal anterior mas eu para enquadrar a minha crónica faço uma pequena resenha para avivar a memória dos fiéis leitores e situá-los ainda na Geminação de Refojos / Rives e do meu encontro com os emigrantes de Cabeceiras de Basto. Então foi assim:
foto
Esta importante “União” entre Refojos de Basto e a Câmara de Rives contou além da presença da nossa Câmara, representada pelo Presidente Engº Joaquim Barreto e pela Prof-ª Stela Monteiro que além de ser vereadora da Cultura é também Presidente da Assembleia de Freguesia de Refojos e ainda Francisco Alves, Presidente da Junta de Refojos.
Esta honrosa geminação contou com as presenças do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o Doutor António Braga e do Cônsul Geral de Portugal em Lyon e também da Rádio Voz de Basto, representada pela simpática Elisabete Ribeiro. Devo dizer-vos que fiquei feliz por a Rádio Voz de Basto me ter dado a oportunidade de falar directamente de Rives para Cabeceiras de Basto.
Apesar dos meus medos em andar de avião lá fui feliz como uma criança a quem dão um brinquedo muito apetecido, ansiosa por reencontrar os amigos e vizinhos de Cabeceiras de Basto!
foto
Há muito que ouvia falar da admiração e do respeito que as nossas comunidades emigrantes cabeceirenses têm pelo trabalho que nestes últimos anos tem sido feito pela Autarquia em Cabeceiras de Basto. Pude comprovar pessoalmente que de facto assim é.
No Aeroporto de Lyon estava à nossa espera o senhor presidente da Associação do Folklorique, o simpático senhor Luís Martins, que durante aquele fim-de-semana nos acompanhou sempre juntamente com os seus colaboradores.
O senhor Luís Oliveira Martins mais a simpática esposa, Ana Freitas Teixeira, ambos de Refojos, são umas pessoas extraordinárias e respeitadíssimas na comunidade e também na Câmara de Rives! O Luís Martins é também conselheiro municipal na Câmara de Rives.
Repito mais uma vez que estes pormenores já foram divulgados no número anterior e hoje não vou alongar-me em muitos considerandos. Vou sim fazer aquilo que prometi aos meus amigos, conhecidos, que também são assinantes e publicar as fotos que lhes tirei durante o nosso breve encontro.
Possivelmente quando este jornal chegar a França os emigrantes cabeceirenses do 38 estarão cá a passar as férias.
De qualquer maneira aproveito aqui o jornal para mandar para a França uma mensagem de agradecimento pelo carinho, pela amizade e até pela saudade com que nos receberam. Fiquei sensibilizada por saber que seguem com atenção as notícias do Jornal Ecos de Basto.
Boas férias e um bem haja por tudo!

foto

foto

foto

foto

foto

foto


foto

foto

foto
































Por: Fernanda Carneiro

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.