Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-07-2008

SECÇÃO: Informação

Pastilhas no Chão Não!

foto
Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decorreu nesta vila, de 15 a 28 de Julho, uma campanha de sensibilização designada por «Pastilhas no chão, Não!».
Tratou-se de uma acção de sensibilização e limpeza urbana e nas áreas de lazer do concelho que teve como principal objectivo, limpar as ruas e sensibilizar as pessoas para não lançar pastilhas elásticas para o chão, assim como alertar para a importância de manter as zonas de lazer limpas e cuidadas.
Neste âmbito oito jovens integrados no programa OTL – Ocupação de Tempos Livres, procederam à limpeza nas ruas e zonas de lazer, com material adequado para o efeito e devidamente acompanhados por técnicos.
De salientar que as ruas de Cabeceiras de Basto têm vindo a ser reabilitadas, aumentando a dimensão dos passeios, colocando mobiliário urbano novo e facilitando os sistemas de continuidade urbana pedonal.
foto
No entanto, a mesma vila que cresce com parâmetros de qualidade de vida e desenho urbano, é a mesma que acumula grandes quantidades de pastilhas elásticas, sujando os passeios e denegrindo a imagem das zonas urbanas.
Uma realidade que não se verifica apenas em Cabeceiras de Basto, mas também, em muitas outras cidades e vilas. Calcula-se que 92 por cento dos pavimentos têm marcas de pastilhas elásticas. Cada pastilha demora 5 anos a biodegradar-se e a sua remoção custa em média 0,45 euros, custo que, uma vez calculado para uma cidade média, ronda os 30.000euros.
Os danos ambientais e económicos associados às pastilhas elásticas são grandes. Embora pareça um gesto inócuo, lançar uma pastilha elástica para o chão, tem diversos e prejudiciais efeitos.
O público alvo desta acção foram essencialmente os jovens, alertando-os para a necessidade de tomar consciência da importância de alguns pequenos actos que diariamente se praticam.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.