Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2008

SECÇÃO: Cultura

José Oliveira apresenta «Nariz do Mundo»

Integrada no âmbito da iniciativa valor Humano, decorreu no dia 21 de Junho, no Salão multiusos do Mercado Municipal a apresentação pública do livro «Nariz do Mundo». Uma iniciativa que atraiu àquele espaço autarcas, familiares e amigos do autor a que se associou também numeroso público. Trata-se por isso, de um romance composto, segundo o próprio autor, “de personagens reais, em sítios reais e em tempo real, que convivem com personagens fictícias em locais fictícios e em tempos reais”.

Dr. José Oliveira agradeceu a participação de todos
Dr. José Oliveira agradeceu a participação de todos
Pontilhado de elementos etnográficos, culturais, históricos e religiosos de grande interesse, histórias de amor inocente e aspectos da vida rural descritos ao pormenor, assim como as condições de vida daqueles tempos difíceis são a tónica dominante desta obra. Nada é deixado ao acaso, primando as descrições pela clareza, certeza, remetendo o leitor para cenários bucólicos de outros tempos, numa quase real visualização daquilo que é descrito.
O livro é composto por onze capítulos, cada um deles explorando fases e episódios marcantes do início da vida de José de Paiva Couceiro, aliás a personagem principal deste romance.
De destacar a forma como nos é descrita as mudanças de caseiros nas lavouras, feitas por ocasião dos Santos, bem como tudo se processava.
Este romance apresenta-se como uma obra de leitura obrigatória a qualquer cabeceirense sobretudo pelo exemplo de vida que nos dá. A força interior da personagem principal, as dificuldades e adversidades por que passou, o valor das coisas simples e a importância da educação e da formação são pontos de elevado destaque nesta obra, sobra a qual o Presidente da Câmara Municipal, EngºJoaquim Barreto, falou na cerimónia de apresentação pública do «Nariz do Mundo».
O autor autografou vários exemplares do "Nariz do Mundo"
O autor autografou vários exemplares do "Nariz do Mundo"
O seu estilo descritivo, mas simultaneamente fluído, prende o leitor nas suas imagens, nas suas personagens, reais ou fictícias, nos seus temas e cenários, e traz recordações de outros tempos, aos mais velhos, e novos ensinamentos e conhecimentos de como era noutros tempos, aos mais novos. Todos podem aprender com este livro, referiu o autarca.
Na ocasião, o autor, visivelmente emocionado, agradeceu a presença de todos assim como o apoio que tem recebido para que esta obra, sob a canchela da papiro editora fosse publicada.
A apresentação terminou com a interpretação de algumas peças musicais pelo Grupo de Trompetes, que abrilhantaram a iniciativa.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.