Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2008

SECÇÃO: Informação

Novas Oportunidades
Dois CNO’s Um só Objectivo

Certificar os Cabeceirenses
A Mútua de Basto e o Agrupamento de Escolas de Refojos, foram contempladas, cada uma destas Instituições, com um Centro Novas Oportunidades.
E foi a pensar na necessidade de formar e valorizar os recursos humanos do concelho de Cabeceiras de Basto que estas duas entidades apresentaram as suas candidaturas à criação destes Centros.
Os Centros Novas Oportunidades têm por missão reconhecer, validar e certificar as competências adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida, conferindo-lhes um certificado com uma equivalência escolar ao 1º, 2º ou 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, ou seja a certificação do 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.
A existência destes dois Centros, em Cabeceiras de Basto, é, sem dúvida uma resposta importante que acrescenta uma mais-valia para os cidadãos, que, ao inscreverem-se em qualquer dos Centros de Novas Oportunidades, poderão iniciar um processo de valorização pessoal que culminará com a certificação escolar. De referir, que essa certificação é, desde há muito, um instrumento importantíssimo para a obtenção de um emprego, seja ele mais ou menos qualificado. E esta necessidade é, desde há muito também, sentida pelas pessoas. Infelizmente, nem sempre as circunstâncias permitiram àqueles que, no tempo certo não puderam concluir os seus estudos, obter a referida certificação. Com efeito, a inexistência ou a deficiente oferta de um sistema que permitisse concluir os diferentes níveis de ensino, impediu-os de obter a desejada certificação.
Ora, estes Centros Novas Oportunidades são agora uma possibilidade para todos aqueles que aspiram saber mais e/ou certificar os seus conhecimentos que, de forma formal ou informal, foram adquirindo ao longo da sua vida.
Quisemos saber como convivem estes dois CNO’s, que relação existe entre eles e quais as diferenças ou semelhanças.
A Dra. Maria do Céu Caridade, Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Refojos, disse ao nosso jornal que «os dois Centros oferecem as mesmas condições aos interessados. O tempo necessário para concluir o processo será o mesmo e o grau de exigência para os candidatos será também o mesmo».
A Dr. Irene Fontes, directora da Mútua de Basto, afirmou que têm desenvolvido contactos com o Agrupamento «tendo em vista constituir uma verdadeira parceria que defina uma estratégia comum para que os Cabeceirenses possam obter uma certificação escolar, mas também uma qualificação que lhes seja útil para a vida». A Dra. Maria do Céu informou-nos ainda que as condições das duas entidades são iguais às de outros CNO’s existentes no país.
Instalados que estão os Centros, encontram-se neste momento abertas as inscrições.
Com estas ofertas, os adultos de Cabeceiras de Basto têm à sua disposição dois Centros Novas Oportunidades disponíveis para os ajudar a atingir um objectivo, ou seja, obter a formação e a certificação, verdadeiro instrumento para a empregabilidade.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.