Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-06-2008

SECÇÃO: Última Página

Aniversário da União Luso-Francesa Terras de Basto - Val du Saône

Uma delegação de cabeceirenses deslocou-se a França, mais precisamente a Quincieux e a Neuville-Sur-Saône, na região de Lyon para participar na festa de aniversário da União Luso-Francesa Terras de Basto, Val du Saône.

Autarcas de Cabeceiras e de Quincieux trocam lembranças
Autarcas de Cabeceiras e de Quincieux trocam lembranças
Uma iniciativa que envolveu autarcas das três localidades, emigrantes ali a residir e a trabalhar e também população local.

Em Quincieux

Durante a estada em Quincieux, no dia 7 de Junho, a comitiva, entre os quais se incluiam os Presidentes, da Câmara, EngºJoaquim Barreto e da Junta de Freguesia de Cavez, Augusto Teixeira, visitou esta localidade e inteirou-se das vivências sociais, culturais, económicoas e gastronómicas daquele Município. A jornada terminou com uma cerimónia de lançamento de balões com as cores de Portugal e da França,seguindo-se uma confraternização na qual partciparam cerca de trezentas pessoas. A gastronomia foi portuguesa e a animação foi grande, já que na «bagagem» a comitiva portuguesa levou a exímia tocadora de acordeão, Ana Sofia Campeã, que abrilhantou a iniciativa e divulgou a música portuguesa naquelas terras gaulesas. Espaço também para as danças que proporcionaram um espectáculo cheio de cor e alegria.

Em Neuville-Sur-Saône

No dia 8 de Junho, a comitiva esteve no Município de Neuville-Sur-Saône, para apresentar cumprimentos ao recém-eleito presidente Jean Claude Ollivier.
Seguiu-se uma reunião de trabalho na Câmara e um almoço no qual esteve presente o Consul de Portugal em Lyon, terminando o programa com um espectáculo oferecido à população francesa dos clautros da Câmara.
Num caso, como no outro, estas visitas servem para aproximar os cidadão, partilhar experiência e modos vivendi e desta forma ajudar construir e a fortificar uma Europa cada vez mais plural.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.