Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2008

SECÇÃO: Informação

Notícias de França
União Luso-Francesa Terras de Basto

Assinala-se nos próximos dias 7 e 8 de Junho, em Quincieux, na região de Lyon, França, mais um aniversário da União Luso-Francesa Terras de Basto- Val do Saône.
Uma iniciativa que visa reunir os emigrantes a residir e a trabalhar naquela região gaulesa, promovendo um convívio com a comunidade local e desta forma uma partilha de culturas e de conhecimentos.
A Câmara de Cabeceiras de Basto, tem vindo a apoiar a realização de diversas actividades dirigidas aos emigrantes a residir e a traballhar em França.
Recorde-se que em 9 de Junho de 2005, o executivo aprovou a atribuição de um subsídio no valor 2.245,00 euros destinado à Associação “União-Luso-Francesa das Terras de Basto- Val do Saône” com sede em Quincieux, França.
O apoio concedido consistiu em equipar com mobiliário e material informático aquela associação e assim, responder à disponibilidade manifestada de prestar apoio aos cabeceirenses emigrados na região do Val de Saône, em articulação com a Câmara Municipal, de modo a garantir uma colaboração permanente e com a máxima eficácia.
A saber ainda que em Junho de 2005, foi formalizado o processo de geminação entre Quincieux e Cavez, com vista a desenvolver actividades culturais, desportivas, assim como reforçar os laços de amizade que unem estas duas comunidades.
Quincieux é uma terra francesa onde residem e trabalham muitos cabeceirenses, originários sobretudo da freguesia de Cavez e que, através desta geminação oficializou uma relação de intercâmbio e partilha do modus vivend destes dois povos, que tem contribuido fortemente para divulgar e promover o concelho de Cabeceiras de Basto, assim como os seus usos e costumes além fronteiras.
Ao que apuramos o programa da iniciativa incide na apresentação de cumprimentos ao recém eleito autarca de Quincieux e também de Neuville-Sur-Saône, uma visita aos principais locais de interesse daquela vila de Quincieux, bem como a participação no convívio entre as comunidades. O programa festivo será animado pela acordionista portuguesa Sofia Campeã, numa prestação promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.