Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2008

SECÇÃO: Informação

Festa da Saúde e da Solidariedade por um Município Saudável

Rastreio auditivo
Rastreio auditivo
Rastreios, acções de sensibilização, recolhas de medicamentos e RX, actividades físicas, palestras, animação musical, entre outras acções, mobilizaram centenas de pessoas em torno da terceira edição da Festa da Saúde e da Solidariedade, realizada com o objectivo de fazer deste concelho um Município mais Saudável.
Sob o lema «Cabeceiras de Basto: Município Saudável», a empresa Basto Solidário com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Emunibasto, E.M. levou a cabo a terceira edição da Festa da Saúde e da Solidariedade. Uma iniciativa que decorreu de 16 a 18 de Maio transacto, no edifício Multiusos do Mercado Municipal, em Refojos.
Realizada pela terceira vez consecutiva neste concelho, a Festa da Saúde e da Solidariedade teve como principais objectivos informar e sensibilizar a população local para a necessidade de adoptar hábitos saudáveis, quer através de uma alimentação cuidada, quer através da prática do exercício físico.
O Governador Civil abriu o certame e inteirou-se das valências sociais e da saúde existentes no concelho
O Governador Civil abriu o certame e inteirou-se das valências sociais e da saúde existentes no concelho
Durante o evento foi promovida a realização de vários rastreios, aconselhamento, sensibilização e actividade física, a que se associou uma campanha de recolha de medicamentos fora de validade e de chapas – RX, integradas na exposição/mostra “Cabeceiras de Basto: Município Saudável”, que durante o certame esteve patente ao público no multiusos do Mercado Municipal.
O Governador Civil do Distrito de Braga presidiu à abertura deste certame que decorreu no dia 16 de Maio, verificando in loco os projectos e as respostas na área da solidariedade e da saúde existentes no concelho. Assistiu ainda à realização de vários rastreios de saúde oral e oftalmológicos, à recolha de medicamento e radiografias. Durante este certame houve espaço para uma reunião do Conselho Local de Acção Social subordinada ao tema «A Rede Social na construção de um Município solidário e saudável» que foi aberta ao público e que mobilizou os diferentes agentes sociais do concelho

Município em Acção

Os equipamentos desportivos
Os equipamentos desportivos
A Festa da Saúde e da Solidariedade prosseguiu com o Município em Acção. «Sem parar» e «Pela sua saúde, mexa-se». Duas das actividades realizadas que consistiram no acesso gratuito a todos os equipamentos desportivos municipais, onde foram desenvolvidas várias actividades que se realizaram também no Parque Geriátrico e no Parque do Mosteiro registando a adesão de muitos cabeceirenses. Enquanto isso, esteve patente ao público a exposição «Cabeceiras de Basto: Município Saudável». Durante o certame foram ainda promovidas duas acções de sensbilização,uma sobre desabituação tabágica e outra sobre alimentação saudável.
Um sarau de actividades físicas desenvolvidas pelos ginásios e associações locais e a actuação do Grupo de Rusga «Caminhos da Romaria»,animaram este evento que terminou no dia 18 de Maio com a satisfação do dever cumprido, motivado pelo sucesso da terceira edição da Festa da Saúde e da Solidariedade.
O Parque Geriátrico acolheu a realização
O Parque Geriátrico acolheu a realização













Dezenas de pessoas participaram na caminhada
Dezenas de pessoas participaram na caminhada

A ADIB apresentou publicamente o projecto do futuro
A ADIB apresentou publicamente o projecto do futuro

As crianças participaram em várias actividades
As crianças participaram em várias actividades















































© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.