Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2008

SECÇÃO: Última Página

Pelo XI ano consecutivo
Delegação Cabeceirense leva vida e animação à Feira Anual de Neuville Sur Saone

Stand  Cabeceirense muito concorrido
Stand Cabeceirense muito concorrido
No ano em que se comemoram onze anos de geminação entre Neuville Sur Saone e Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal esteve presente mais uma vez, na Feira Anual do 1º de Maio daquela vila francesa dos arredores de Lyon-França, com uma pequena delegação de quatro pessoas, na qual se incluía um elemento da Rádio Voz de Basto, e um pequeno stand/expositor de imagens e de alguns produtos locais característicos da nossa terra, o vinho, a broa, o mel e o fumeiro tradicional.
foto
À semelhança dos anos anteriores, a delegação cabeceirense foi muito bem recebida pelas autoridades locais e, de um modo muito especial, pelas centenas de portugueses que ali residem e trabalham, muitos dos quais do nosso concelho. Com conhecimento prévio da presença da delegação portuguesa naquele certame, o desfile de visitas ao stand começou muito cedo, sendo facilmente identificável pelas três bandeiras, de Portugal, da Europa e do município, no meio de uma selva de barracas e muito povo. E desde logo se começou a fazer a prova dos vinhos, do mel, do chouriço e da broa caseira. A venda dos produtos esgotou-se rapidamente. De entre os tradicionais compradores, registámos com agrado a presença de alguns franceses já familiarizados com a qualidade dos nossos produtos: - “delicieuses!...”, diziam.
De cá, de lá, caras conhecidas na animação da Feira
De cá, de lá, caras conhecidas na animação da Feira
Pelas dez horas locais deu-se a visita ao stand do novo “Maire” de Neuville-Sur-Saone, recentemente eleito, Mr. Jean Jaques Olivier, já nosso conhecido de mandatos anteriores e por já ter estado em Cabeceiras de Basto na qualidade de responsável pela área do Desporto. Também ele saboreou, com manifesto agrado, os nossos produtos e respondeu a algumas perguntas à RVB. Referiu-se à importância da comunidade portuguesa na dinâmica económica e social na “Comune” de Neuville, louvando e agradecendo o empenho dos responsáveis da autarquia Cabeceirense pela presença naquele evento, levando deste modo aos seus conterrâneos os sabores tradicionais e alegria e a espontaneidade das suas gentes. O folclore, a etnografia, os usos e costumes do nosso povo estiveram presentes ao longo de todo o dia junto ao stand, concentrando a atenção dos transeuntes com os ritmos vivos dos cavaquinhos e concertinas e o improviso dos cantadores ao desafio. Foi em ambiente de alegria que se desmontou a tenda, permutando-se abraços entre os presentes, com promessas de que para o ano a “festa” se irá repetir.
Mr. Olivier, "maire" de Neuville, presta depoimento à Rádio Voz de Basto
Mr. Olivier, "maire" de Neuville, presta depoimento à Rádio Voz de Basto
Os objectivos da iniciativa foram assim alcançados, pela promoção e divulgação de Cabeceiras de Basto e das suas potencialidades sócio-culturais, turísticas e económicas, com incidência especial na promoção dos produtos locais do Concelho.

J.L.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.