Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2008

SECÇÃO: Informação

«Raposalhos» e «Javaleiros» no Encontro Distrital de Clubes da Floresta

Os Clubes da Floresta os «Raposalhos», da Fundação A J Gomes da Cunha e os «Javaleiros», da Escola EB1 da Ferreirinha, em Cavez, participam no próximo dia 9 de Maio, no VIII Encontro Distrital de Clubes da Floresta. Uma iniciativa que terá lugar na Serra do Maroiço, em Aboim, Fafe, detentora de um imenso carvalhal e por isso, com condições ideiais para a realização de 3 itinerários pedestres, destinados aos 1º, 2º e 3º ciclos, com provas culturais classificadas.
Assim, 26 clubes de vários municípios do distrito, 1300 alunos e mais de uma centena de professores, reunem-se para desenvolver actividades no âmbito do Prosepe, em prol de uma melhor cidadania, ambiente e de uma floresta mais protegida. Subjacente está a formação de melhores cidadãos por uma escola mais inclusiva.
Os participantes vão durante a jornada usufruir de uma bela paísagem, enriquecendo-se cultural e socialmente. Estão previstas provas classificativas, percorrendo alguns trilhos da Serra, respondendo a questões culturais,ambientais e da floresta. Previstos estão também vários jogos tradicionais, organizados pelas escolas de Fafe e demonstrações da GNR/GIPS.
Em palco haverá ainda actividades com mensagens ambientais e alusivas à floresta amiga acompanhadas por um animador e levadas a cabo pelos Clubes da Floresta.
Este ano, no Encontro dos Clubes da Floresta, vão estar envolvidos cerca de meia centena de pessoas, várias escolas, o agrupamento de escolas de Palmeira, a Câmara Municipal de Fafe, a Junta de Freguesia de Aboim – Fafe, as Equipas de Apoio Educativo de Braga e a Coordenação Distrital do Prosepe. Participam ainda a GNR distrital /local e GIPS, a protecção Civil Distrital, os Bombeiros Voluntários de Fafe e da Empresa Águas de S.Martinho,bem como, as Escolas e Agrupamentos que têrm Clubes da Floresta e de quase todos os Municípios de Braga e do concelho de Montalegre.
Neste evento estará presente também o Director Geral dos Recursos Florestais, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas.

Prosepe – Clubes da Floresta

O Prosepe é um projecto pedagógico inovador e interdisciplinar visando a integração dos alunos na comunidade educativa com mudanças comportamentais positivas e a uma maior aproximação na relação aluno-professor e aluno-aluno.
Criado no ano lectivo de 1993/1994, como projecto de sensibilização da população escolar para a importância das florestas, é um projecto de liberdade que assenta no voluntariado, destinado a jovens em idade escolar. Professores e alunos dedicam-se à defesa da floresta e, em particular, na sua defesa contra incêndios.
Este projecto assume-se como pedagógico, de educação de jovens, na área da educação ambiental e em especial a educação florestal, sendo formado por uma vasta rede de Clubes da Floresta.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.