Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2008

SECÇÃO: Informação

Notícias de França
Rives ao som do folclore

Rancho de Cavez em plena actuação no Mercado Municipal
Rancho de Cavez em plena actuação no Mercado Municipal
Decorreu com êxito mais um Festival Folclórico realizado em Rives, na França. Uma iniciativa organizada pelo Grupo Rosas da Primavera, Zés Pereiras e Flamenco d’Oro, que no passado dia 27 de Abril, atraiu àquela localidade centenas de emigrantes portugueses provenientes de vários cantos da França, mas também da Suíça. “Um autêntico sucesso”, revelou fonte da organização ao nosso jornal, em parte graças à presença do Grupo Folclórico S. João Baptista de Cavez, de Cabeceiras de Basto, cuja prestação conjuntamente com os restantes grupos proporcionaram uma verdadeira tarde cultural.
Nesta edição do Festival Folclórico de Rives, estiveram presentes também os grupos Zés Pereiras, Rosas da Primavera, Flamenco D’Oro, Associação Portuguesa de Rives, A.T.P. Salmorence Voiron, Eclan Dance deLa Murette, Grupo Folcórico Portugues de Montey Suiça, Alegria dos Emigrantes St Galmier e o Grupo Os Campinos de Meyzieux Lyon.
Uma festa à moda Portuguesa que segundo informação divulgada «até parecia que estavamos em Portugal, em qualquer festa ou romaria do mês de Agosto tão grande a alegria e o convívio de tanta gente junta, só para poderem visitar uma pessoa de família ou um amigo que tinha vindo de tão longe».
As coreografias, as cores, representando alegorias e fábulas, captaram a atenção do numeroso público presente.
Após a entrega dos prémios o presidente da Associação,Luís Martins, agradeceu a actuação de todos os grupos. Por sua vez, o recém reeleito presidente da Câmara de Rives, Alain Dezempte evidenciou o momento de festa e de convívio nesta Europa social e fraterna que se construiu, mas «para tal é necessário que que as pessoas se conheçam, se encontrem e se apreciem. Todas as oportunidades são bem vindas».
Na ocasião, o presidente da Câmara, agradeceu ainda a presença do Grupo S.João Baptista de Cavez e de Alfredo Magalhães, que na oportunidade reconheceu o trabalho da Câmara de Rives e cumprimentou o presidente da Associação, Luís Martins, pela organização e pelos esforços feitos para acolher os elementos do Grupo S. João Baptista de Cavez. Agradecimento que o presidente da Associação estendeu a todos aqueles que participaram com ajudas materiais e financeiras, que acolheram as pessoas e que ajudaram a fazer deste Festival Folclórico uma verdadeira festa à moda Portuguesa. Por fim agradeceu às Câmaras Municipais de Cabeceiras de Basto e de Rives, cujo apoio tornou possível este evento.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.