Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2008

SECÇÃO: Informação

18 de Maio
Dia Internacional dos Museus

À semelhança do que vem sucedendo em anos anteriores, o Município de Cabeceiras de Basto, vai assinalar de forma singela, o Dia Internacional dos Museus, que anualmente é comemorado a 18 de Maio.
Trata-se de uma iniciativa que vai decorrer no Museu das Terras de Basto, em Arco de Baúlhe e que visa sensibilizar o público e as instituições para o importante papel cultural que estes equipamentos desempenham na vida local e quotidiana das populações.
Recorde-se que o Museu das Terras de Basto, durante o presente mês, festeja quatro anos de existência. Desde a sua abertura ao público, este equipamento tem vindo a registar um grande número de visitantes, fruto de uma dinâmica cultural, educativa e formativa que tem sido desenvolvida, ao mesmo tempo que agrega e conserva espólio ali existente.
O Museu possui três espaços distintos de exposição, «Vamos à aldeia» «A brincar e a saltar, a importância do brinquedo tradicional» tema da exposição actualmente ali patente ao público, «Vamos andar de comboio» num espaço onde se encontram as carruagens de passageiro, uma locomotiva e uma automotora e o salão «Viajar…viajar», por carruagens históricas e por objectos relacionados com o quotidiano dos caminhos de ferro. Ao que apuramos, o Museu das Terras de Basto, que recebeu em 2005, a menção honrosa melhor Museu Português da Associação Portuguesa de Museologia tem vindo a cumprir a função para o qual foi criado, através de investigação, realização de encontros de património, renovação de exposições, serviço educativo/pedagógico, bem como a desenvolver um importante trabalho de conservação do espólio existente e outro que foi doado.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, será transmitido um programa radiofónico, em directo daquele espaço cultural concelhio e regional.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.