Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2008

SECÇÃO: Informação

Mais Saúde, Mais Desporto
GINÁSTICA GERIÁTRICA NOS ESPAÇOS DE CONVÍVIO E LAZER

Semanalmente, os Espaços de Convívio e de Lazer de Cabeceiras de Basto recebem a visita de profissionais da área do desporto para promover sessões de ginástica geriátrica com os seus utentes, recorrendo a exercícios realizados ao ar livre ou em recintos/equipamentos fechados, adaptados para o efeito, e assim, incentivar a sua prática junto desta faixa etária da população concelhia.
De salientar que a actividade física regular, antes de mais, tem como principal função manter e aumentar a saúde. Há muito que se deixou de encarar a sua prática como único meio de manter a forma física e de emagrecer, assumindo especial relevância com a população mais idosa.

No ECL do Arco de Baúlhe
No ECL do Arco de Baúlhe
O processo de envelhecimento é inevitável, implicando por isso, alterações em termos físicos e psíquicos no indivíduo. Por este motivo reveste-se de especial importância atenuar os efeitos adversos que lhe estão associados, oferecendo à população mais idosa estímulos de natureza física, emocional, social e intelectual.
É neste âmbito, que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem em curso um programa de dinamização destes Espaços de Convívio e de Lazer, com a promoção de diversas actividades sejam lúdicas, desportivas, culturais, sociais ou recreativas. A ginástica geriátrica é uma das actividades realizadas com os utentes que frequentam os Espaços de Convívio e Lazer localizados em várias freguesias do concelho, tais como Alvite, Arco de Baúlhe, Faia, Outeiro, Painzela, Passos, Pedraça, Refojos de Basto e Vila Nune. Um trabalho que conta com o apoio de três profissionais, encarregues de dinamizar as suas actividades nos vários espaços físicos frequentados pelos idosos, assim como nas zonas envolventes e em diferentes equipamentos municipais vocacionados para a prática de actividades físicas e de lazer, promovendo-se, desta forma, um contacto com o meio social e físico.
Promover o bem-estar e a qualidade de vida

No ECL de Refojos
No ECL de Refojos
As aulas de ginástica geriátrica visam assegurar as condições de bem-estar dos utentes, promovendo a saúde e tentando combater o sedentarismo e o stress, com consequência positiva e directa na qualidade de vida de cada um. A sua prática regular e continuada permite o desenvolvimento das capacidades físicas e intelectuais, com recurso a tarefas simples de movimentação articular e muscular ajustadas às necessidades de cada indivíduo. O aumento do auto-domínio, a melhoria dos tempos livres, a prevenção de depressões e o aumento da auto-estima, são outras das consequências associadas. Tendo por base a actividade física, importa potenciar as suas possibilidades e complementar esse trabalho com exercícios de treino da memória, trabalhando-se o corpo e a mente.
Os benefícios da ginástica no âmbito da geriatria são vários. Salienta-se a melhoria da saúde mental (estados de ansiedade e depressão), a redução de riscos em indivíduos com doenças crónicas, a regulação da tensão arterial e do colesterol, a preservação da capacidade funcional dos ossos, músculos e articulações.
Exercícios ao ar livre
Exercícios ao ar livre
Ao que apuramos, as sessões de ginástica geriátrica têm registado uma adesão significativa por parte dos utentes, sinal de que os idosos de Cabeceiras de Basto reconhecem a importância do desporto na melhoria da sua qualidade de vida.
A saber também, que no âmbito da dinamização dos Espaços de Convívio e Lazer, a Câmara Municipal, para além do desporto, promove ainda uma acção continuada ao nível dos cuidados primários de saúde, assim como a realização de actividades de cariz lúdico, recreativo e cultural, em prol do bem-estar dos menos jovens deste concelho, muitas da vezes em ambientes intergeracionais.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.