Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2008

SECÇÃO: Informação

Fernanda Carneiro apresenta «Tempo de Memórias»

Sob a chancela da Papiro editora, a cabeceirense Fernanda Carneiro, apresenta ao público no próximo dia 17 de Maio o livro «Tempo de Memórias». Trata-se da segunda publicação editada por esta assídua colaboradora do jornal Ecos de Basto e funcionária da Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto.
Um livro de memórias que a autora procura avivar com registos e opiniões, escritas com cunho próprio. Memórias do passado, por vezes recente, mas que reflectem vivências e protagonistas de outras eras.

foto
Nascida em Refojos, em 1952, Fernanda Carneiro, detentora de grande força interior muitas vezes envolta de «insegura timidez», dá agora à estampa a “memória” dos seus antepassados, através de crónicas redigidas com alma e coração, de forma singela, num estilo corredio, que desperta sensibilidades de uns e curiosidades de outros.
Comunicativa e de forma calorosa, esta cabeceirense escreve com autenticidade folha a folha com «arte e engenho», como pode ler-se no prefácio do seu livro, que se apresenta como ”o querer” de uma mulher simples, mas com uma enorme grandeza, própria daquelas que na vida não são mais uma igual a tantas, mas são únicas e por isso inesquecíveis».
Do seu percurso profissional destaca-se a formação profissional a que esteve ligada desde 1986 quer através da DREN (Direcção Regional de Educação do Norte), quer do Instituto de Emprego e Formação Profissional, percorrendo várias freguesias do concelho e também de Amares. Em 1993, através do CENJOR (Centro de Formação de Jornalistas de Lisboa) frequentou o Curso de Aperfeiçoamento de Imprensa Escrita, formação que renovou em 2003. Daqui nasce o gosto pela escrita, começando a escrever não só neste jornal, mas também a publicar as suas crónicas noutros jornais tais como, Correio do Minho, Povo de Basto, Clarim do Norte e mais assiduamente no Diário do Minho, na rubrica Cidadania e no suplemento da Cultura, às Quartas-feiras. Actualmente frequenta a Universidade Sénior dinamizada pela AKRIBEIA e pela Autarquia em Cabeceiras de Basto.
A apresentação pública da sua obra, publicada pela papiro editora, terá lugar pelas 15h00m no dia 17 de Maio, na Casa Municipal da Cultura.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.