Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2008

SECÇÃO: Informação

Autarquia cede espaço a colectividades

Estimular a autonomia e a capacidade empreendedora das associações e colectividades, proporcionando-lhes um espaço físico para apoio ao funcionamento e desenvolvimento das suas actividades, foi o motivo que levou a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a empresa municipal Emunibasto a estabelecer, no dia 26 de Março, uma parceria com quatro agremiações que desenvolvem actividades no concelho, no âmbito da cultura, desporto, educação, formação, recreio e lazer.

Entrega das chaves à Associação Roladores de Basto
Entrega das chaves à Associação Roladores de Basto
Assim, perante dirigentes, associados, autarcas e técnicos, o Atlético Cabeceirense, a AKRIBEIA, entidade promotora da Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto, a Associação Roladores de Basto e o Grupo de Motars Os Bastos, assinaram um protocolo de colaboração e receberam a chave do «Espaço Associativo», que lhes garante o usufruto de uma sala no edifício Multiusos do Mercado Municipal, na freguesia de Refojos.
A disponibilização deste espaço, devidamente apetrechado com mobiliário (mesa, secretária, cadeiras, armários), material informático (computador, impressora) e ar condicionado, assegura às associações, um local que funcione como sede e onde os associados possam reunir para planear e implementar projectos.
Segundo informação divulgada estão, desta forma, "reunidas condições para o funcionamento e o desenvolvimento das actividades destas quatro entidades, acto que representa de igual forma, por parte da Câmara Municipal e da Emunibasto, o reforço do apoio e da colaboração prestada para com as colectividades locais".

Utilização Comum

De acordo com o protocolo celebrado, a utilização é comum, com a excepção dos armários que serão distribuídos por cada uma das colectividades. Durante dois anos, estas associações, ficam responsáveis pelo asseio e zelo da sala, podendo utilizá-la em qualquer dia da semana, das 7h00m às 24h00m, desde que não perturbem o trabalho das restantes associações utilizadoras.
A parceria estabelecida, contribui assim, para concretizar um anseio manifestado pelas associações, a que a Câmara Municipal e a Emunibasto vêm agora dar resposta através da cedência de um espaço físico que lhes permita reunir e guardar os seus pertences.
Na ocasião, o edil cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, manifestou a sua satisfação por estar a contribuir para o dinamismo associativo no concelho. O autarca considerou ainda, que uma terra tem que ter vida, tem que ter gente activa, que se envolva em acções de voluntariado, partilhe experiências, desenvolvendo actividades em diferentes áreas seja na cultura, no desporto, na educação, entre outras, em prol do desenvovimento da sociedade e da sua terra. Por fim, o autarca apelou à boa utilização deste espaço associativo que, deseja, seja de grande utilidade para as associações que a partir desta data o vão gerir.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.