Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2008

SECÇÃO: Concelho em acção

CAVEZ
ENTROU EM FUNCIONAMENTO O NOVO SISTEMA DE SANEAMENTO BÁSICO NO LUGAR DE MOIMENTA

foto
Concluída a instalação da nova ETAR compacta (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e da extensa conduta de saneamento que rasgou as entranhas graníticas das ruas e vielas do lugar de Moimenta, estendendo-se desde o largo do cemitério até à Curva do Vale, e da Igreja até ao fundo do lugar, entrou finalmente em funcionamento o novo sistema de saneamento do povoado, servindo cerca de 35 habitações, mais de cinquenta por cento da população deste lugar.
foto
Trata-se de uma infra-estrutura e equipamento da maior importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Podem agora os moradores libertar-se definitivamente dos velhos problemas da salubridade resultantes das fossas sépticas e de outros sistemas rudimentares nas suas casas. Preserva-se o meio ambiente e evita-se a poluição dos terrenos e os maus cheiros nas ruelas. Mais ainda, quando é sabido que com a entrada em funcionamento deste equipamento se eliminam os riscos de contaminação de diversos fontanários públicos existentes no lugar, bem como ainda se contribui para a despoluição de uma extensa área fluvial da Pista de Pesca Desportiva de Cavez que, de algum modo, directa ou indirectamente, seria afectada pela descarga de efluentes.
Entretanto, informações colhidas junto da Câmara Municipal, permitem-nos avançar que a reparação dos arruamentos de Moimenta será feita a toda a largura, com a aplicação de uma nova ladrilhagem em cubos de granito, respeitando assim a traça daquele que é sem dúvida, um dos mais belos conjuntos de construção granítica existentes neste concelho.
foto




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.