Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-03-2008

SECÇÃO: Informação

Procissão dos Passos em S. Nicolau

Decorreu nos dias 15 e 16 de Março, na freguesia de Cabeceiras de Basto – S. Nicolau, mais uma procissão em honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos.
O programa começou no dia 15 com a saída à rua da procissão de velas, terminando no Domingo com a Procissão dos Passos que percorreu a localidade e culminou com o sermão do encontro. Uma procissão dramatizada que integra as imagens de Nosso Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, cuidadosamente preparadas pela Confraria do Senhor, entidade organizadora desta iniciativa.
A freguesia, vive desta forma, momentos de grande simbolismo e imponência, recordando os passos dados por Jesus Cristo a caminho do Calvário e assim se assinalando a Quaresma. Esta é uma tradição antiga na freguesia e no concelho, atraindo anualmente numeroso público, fiéis e visitantes. Deu início desta forma a semana de preparação para a visita pascal, com a realização diária de pregações que culminaram com a cerimónia de lava-pés. A Procissão dos Passos foi acompanhada pela centenária Banda Cabeceirense.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.