Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-03-2008

SECÇÃO: Concelho em acção

Abadim
Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei em recuperação

Parque de voo antes da intervenção
Parque de voo antes da intervenção
Em plena Serra da Cabreira, mais precisamente na freguesia de Abadim, encontra-se localizado o Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei. Uma estrutura criada em 1970, a 850 metros de altitude, com excelente exposição solar que permite a produção de perdizes e coelhos, ao ar livre e em condições adversas, para posterior repovoamento nas zonas/reservas de Caça.
Outrora pertença da Direcção Geral dos Recusos Florestais, hoje, fruto de uma parceria, encetada em 2006 com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o Posto de Fomento Cinegético, tem agora uma gestão partilhada.
Parque de voo de perdizes já intervencionado
Parque de voo de perdizes já intervencionado
O protocolo, válido por 10 anos, atribui à autarquia a gestão do Posto, sendo o espaço assegurado tecnicamente por um elemento da Circunscrição Florestal do Norte, entidade que dispõe de 20 por cento da produção, enqtanto que os 80 por cento ficam sob a responsabilidade municipal, que assegura a alimentação, a assitência veterinária e as obras de conservação e restauro, dos cercados, pavilhões e jaulas existentes, que se encontram em curso e objecto deste trabalho.
Neste âmbito, verificamos que se encontra a decorrer, há vários meses, uma intervenção naquele espaço. Jaulas, parques de voo, cercados, capturadores do sector de recria, incubadoras, entre outros trabalhos, têm sido alvo de obras de restauro, conservação e construção, no sentido de porporcionar condições favoráveis à reprodução destas espécies cinegéticas em Moinhos de Rei. Trolhas, serralheiros e carpinteiros municipais têm realizado um excelente trabalho que está a contribuir para mudar a face de uma importante infra-estutura, localizada em Cabeceiras de Basto, com dimensão regional, ultrapassando desta forma, tempos difíceis onde os sinais de degradação eram já evidentes.
O trabalho em curso, contribui não só para revitalizar e dinamizar o Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei, que neste âmbito perspectiva novos projectos em torno da criação de codorniz e do corso, procurando aliar a inovação e a investigação em prol do aumento de caça, do repovoamento do território e da valorização do usos múltiplo da floresta.
Jaulas para perdizes já recuperadas
Jaulas para perdizes já recuperadas


O estado de degradação era evidente
O estado de degradação era evidente









© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.