Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2008

SECÇÃO: Espaço Universitário

UMinho palco do Desporto Escolar

A Universidade do Minho (UMinho) foi mais uma vez o palco do Desporto Escolar. Entre 11 a 15 de Fevereiro, o Pavilhão Desportivo Universitário de Gualtar, Braga recebeu 21 escolas nas modalidades de Badminton, Futsal, Basquetebol, Voleibol e Andebol.

Futsal
No Futsal a competição foi apenas na vertente feminina, na qual estiveram nove escolas em prova, divididas por três grupos. Após a primeira fase, nos três lugares cimeiros ficaram, a Escola Secundária Santos Simões, E.B. 2,3 de Infias e Escola Secundária Alberto Sampaio. Na 2ª fase da prova as equipas entraram com outra de atitude e a classificação sofreu algumas alterações. A 3ª fase era de estrema importância para as equipas, o tudo ou nada para quem pretendia um lugar cimeiro. Para a disputa do último lugar do pódio entraram em campo as equipas da Escola Secundária Santos Simões e Escola Secundária Alberto Sampaio. A E.S. Santos Simões venceu a sua adversária pela diferença mínima, 3-2 foi o resultado final.
Na partida de atribuição do 1º e 2º lugar estiveram frente a frente a Escola Secundária D. Sancho I e a Escola B 2,3 Enfias. Uma partida que se pautou pelo equilíbrio, onde foi necessário jogar-se o prolongamento, que mesmo assim acabou com um empate a zero. O resultado só foi conhecido após a marcação das grandes penalidades, com a vitória da Escola Secundária D. Sancho I por 3-0.
Os lugares restantes da classificação ficaram assim distribuídos: 5º E.S. Sá de Miranda, 6º E.S. C. Amarante, 7º E.S.F. Holanda, 8º E.S.C. Vizela, 9º E.B 2,3 Briteiros.
Foi considerada a melhor jogadora do torneio, Verónica Macedo da E.S. Santos Simões.

Andebol e Basquetebol
Nas modalidades de Basquetebol e Andebol, as provas não implicaram uma competição pelos lugares no pódio, pois contava apenas a participação das equipas sem uma classificação final.
Em prova no Andebol estiveram a Escola Secundária de Maximinos, Escola Secundária Carlos Amarante, Escola Secundária Povoa de Lanhoso e a equipa da casa, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).
Na modalidade de Basquetebol a competição foi realizada nas vertentes masculina e feminina. No masculino competiram as escolas, Secundária Alberto Sampaio, Secundária Sá Miranda, Externato Carvalho Araújo, Secundária Infias de Vizela e AAUM. No feminino a competição foi entre a Secundária Infias Vizela, Leões das Enguardas  e AAUM.
Mas como diz o ditado “ninguém gosta de perder, nem a feijões”, e a competição esteve ao mais alto nível.

Badminton
Nesta modalidade a competição disputou-se nas vertentes feminina e masculina, participando as escolas, EB23 André Soares, Secundária Carlos Amarante, Secundária Alberto Sampaio, Professional Amar Terra Verde, Secundária D. Sancho I, Secundária Paços de Ferreira, num total de 42 atletas masculinos e 30 femininos.
Para a competição foram efectuados quadros competitivos em que os melhores classificados iriam disputar a fase final.
No feminino o quadro competitivo final, composto por quatro atletas, opôs Bárbara Silva a Joana Araújo e Ana Lia Carvalhal a Ana Oliveira. Do primeiro encontro saiu vencedora Joana Araújo pelos parciais de 9-11 / 11-9 / 8-11, da segunda partida Ana Lia Carvalhal foi a vencedora pelo resultado de 11-6 / 11-7, estando assim na final Joana Araújo e Ana Lia Carvalhal, as duas atletas da Escola Secundária André Soares. Para a disputa do 3º e 4º lugares estiveram Bárbara Silva e Ana Oliveira, tendo arrecadado o último lugar do pódio Bárbara Silva da Secundária André Soares.
A final foi uma partida muito equilibrada, entre duas excelentes atletas, mas Joana Araújo foi mais forte, acabando por derrotar a sua adversária pelos parciais de 11-8/1-4, sagrando-se campeã do torneio.
No masculino a competição foi organizada da mesma forma, o quadro competitivo final opôs Nuno Sá a Diogo Pereira e Hugo Martins a Jorge Carvalho. O primeiro encontro foi entre dois atletas com um nível de técnico muito desnivelado e o resultado é demonstrativo disso mesmo 11-1 / 11-1, saindo vencedor Nuno Sá.
No segundo encontro a diferença dos dois atletas também foi notória, Jorge Carvalho venceu por 4-11 / 1-11. O jogo do 3º e 4º lugares entre Diogo Pereira e Hugo Martins (André Soares) demonstrou que este era mais forte, vencendo a partida pelos parciais de 7-11 / 11-10 / 5-11, arrecadando assim o 3º lugar do pódio.
A final foi entre Nuno Sá (Escola Secundária D. Sancho I) e Jorge Carvalho (Escola Secundária Carlos Amarante), apesar do equilíbrio dos dois finalistas, o aluno da Escola D. Sancho I foi superior, vencendo a partida por 7-11 / 11-10 / 5-11.

Voleibol
Nesta modalidade estiveram em prova nove equipas, a EB 2,3 Lamaçães, Escola Carlos Amarante, EB 2,3 Infias, C. La Salle, Escola Sá Miranda, Escola C. Vizela, C. Vale S. Cosme, Esc. C. C. Branco, Escola D. Sancho I.
A competição decorreu no formato de grupos, dos quais apenas algumas equipas passariam à fase final da prova. Durante a 1ª fase algumas equipas sobressaíram e da fase final apenas fizeram parte as que mostraram ser superiores.
Após uma acesa competição em que todos queriam levar para a sua escola o “Ceptro” da prova, a grande vencedora seria mesmo a EB 2,3 de Lamaçães, o 2º lugar foi ocupado pela C. La Salle. Com direito o pódio ficou ainda a C. Vale S. Cosme. Nos lugares finais ficaram: em 4ºEsc C. Amarante, 5ºEsc. Sá Miranda, 6ºEsc. C. C. Branco, 7ºEB 2,3 Infias, 8ºEsc. C. Vizela, 9ºES D. Sancho I.


Ana Marques
anac@sas.uminho.p

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.